A Lorpen, marca de referência internacional em meias técnicas outdoor, dá um passo além em termos de sustentabilidade e o faz de forma intensiva, incorporando materiais reciclados. Assim, substituiu o poliéster Coolmax dos novos modelos primavera verão 2022 pela Coolmax Ecomade, feita 100% com garrafas PET recicladas, e que proporciona o mesmo rendimento da marca Coolmax, porém produzido com 97% de materiais reciclado.
Em 2014, a Lorpen passou a fazer parte do Grupo Ternua, empresa especializada em design, produção e distribuição de roupas técnicas esportivas e de rua, que também inclui as marcas Ternua, Astore e Loreak Mendian. Na fábrica, que certificação ambiental ISO 14001, todas as sacolas plásticas utilizadas são feitas com materiais reciclados e todas as caixas utilizadas no transporte possuem 60% de materiais reciclados e 95% dos funcionários vão trabalhar a pé ou de bicicleta.
A energia elétrica que a empresa utiliza é proveniente de fontes renováveis (painéis solares), não sendo utilizados produtos químicos nos produtos finais e nenhum excesso de água é utilizado nos processos produtivos da empresa.
Outro dos novos materiais introduzidos pela Lorpen é o EcoTherm, fibra que vem da Unifi e é composta por 50% de poliéster Sorbtek e 50% de poliéster Repreve, ambos 100% reciclados de garrafas plásticas.. Além disso, outro dos fios que substitui é o náilon padrão, usado para reforçar certas áreas, e o náilon misturado à lycra que favorece a adaptabilidade, por náilon reciclado de redes de pesca.
Em termos de produto, todos os materiais usados na Lorpen são tricotados e tingidos na Europa e têm a certificação Oeko-Tex, que garante que nenhuma meia contém substâncias tóxicas.
Todos os modelos levarão o selo “Ecoengenharia” que Lorpen criou para esses modelos de fios reciclados e que estará impresso na embalagem, também renovada, incluindo as informações de forma mais visual, mais compreensível e classificando as diferentes linhas por cor do produto.
Se há dois anos a Lorpen deu uma guinada no design de suas meias, desta vez a marca focou em iniciar uma transição nos materiais, incorporando opções sustentáveis, sem perder a qualidade técnica e a funcionalidade. Nas próximas coleções, a marca anunciou que vai continuar a aplicar este processo de implementação de fios reciclados em mais modelos, apostando no eco-design e oferecendo aos amantes do trekking e hiking um produto tecnológico e que respeita o ambiente.

Argentina de nascimento e brasileira de coração, é apaixonada pela Patagônia e Serra da Mantiqueira.
Entusiasta de escalada, trekking e camping.
Tem como formação e profissão designer de produto e desenvolve produtos para esportes de natureza.