Ainda sem sem confirmação, o local de escalada localizado na pequena cidade de Passa Vinte, no estado de Minas Gerais anunciou neste final de semana possuir duas vias de 11º grau na graduação brasileira.
A via “Sinairo extension” – 11c (9A fr / 5.14d) com quarenta metros de extensão e vinte proteções ainda não obteve cadena.
Uma outra via “Goela Seca” de graduação especulada em 11a/b (8c+ fr / 5.14c) também está a espera de escaladores que venham a encadenar o projeto.
Os escaladores que estão desenvolvendo a escalada na região convidam a todos que além de conhecer o lcal, também confirmem o grau.
Uma vez confirmado o grau, Passa Vinte seria o primeiro lugar do Brasil a possuir 9º francês de graduação em via esportiva.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.