Um local de Boulder, muito popular na Espanha, localizado em Albarracín corre o perido de ser fechado.
O problema é conhecido, e , ao que parece carece urgentemente de que TODO e QUALQUER escalador comece a meditar sobre seu comportamente perante ao esporte.
“Devido ao mal comportamento de escaladores, os proprietários estão insatisfeitos, e a ameaça de fechamento é real”. Parece uma frase copiada de algum outro post, ou site? Pode até ser.
Mas a verdade é que enquanto os escaladores não começarem a ter um comportamento mais adulto, responsável e consciente, serão fechados os lugares em qualquer lugar do mundo.
Para mais detalhes, e conhecer a lista de “sugestões de comportamento” feitas a escaladores que se interessarem em escalar por lá.
Mais detatlhes, EM INGLES, aqui: http://www.planetfear.com/news/Albarracn_In_Danger_2579.html
Para acompanhar descrição detalhada do problema, e entrar em contato com quem está administrando a questão: http://escaladasosteniblealbarracin.blogspot.com/2010/11/situacion-actual-de-la-escalada-en.html

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.