Locais de escalada em São Paulo fecham por aumento no contágio de COVID-19

Diversos locais tradicionais de escalada no estado de São Paulo estão fechados para escalada desde esta semana. De acordo com os administradores, o local somente abrirá quando os números globais (do país inteiro) diminuírem.

Pedra da Divisa, Pedra do Baú e Falésia Paraíso, locais que recebem grande volume de escaladores, estão entre os locais fechados.

A preocupação dos administradores destes locais é pelo número de contágios e óbitos por COVID-19 em todo o país. Hoje, 28/01/2021 os números apresentados pelo consórcio de veículos imprensa (Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL) impressionam : 9.000.485 casos e 220.237 óbitos.

Somente no estado de São Paulo, foram a 52.170 mortes e 1.731.294 casos confirmados. Por este motivo que o estado de São Paulo está em “fase vermelha”, quando somente estabelecimento considerados essenciais estão abertos. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 70,7% na Grande São Paulo e 70,9% no Estado.

Migração dos negacionistas

Por serem as medidas de segurança características de cada estado, não é em todo o país que os locais fecharam. Como aconteceu no início da pandemia, muitos escaladores do estado de São Paulo estão planejando ir a outros estados os quais não estão em fase vermelha.

O exemplo mais lembrando por grande parte dos escaladores foi quando no momento mais crítico da pandemia um grupo de escaladores de São Paulo se deslocaram à Santa Catarina para escalar. O grupo de aprooveitou de uma abertura momentânea realizada pelo governador que, semanas mais tarde, se mostrou equivocada.

Lá o grupo de escaladores fizeram várias postagens ostentando a “liberdade de não usar máscaras e escalar”. Houve protestos de vários escaladores, mas nenhuma entidade, federação ou mesmo marca condenou a iniciativa.

Marcas que patrocinam e apóiam alguns destes escaladores, inclusive cedendo um carro para o deslocamento, não se pronunciaram a respeito do caso quando procurada pela Revista Blog de Escalada. Na época da viagem, academias de escalada, assim como vários locais de escalada em todo Brasil estavam fechados.

Carnaval

Festas com aglomeração do verão são alerta para o Carnaval 2021 de Santa Catarina e o mesmo grupo de escaladores, por meio de redes sociais, prometeram repetir a migração. Locais de grande popularidade de escaladores no estado não anunciaram fechamento para o carnaval.

Santana do Riacho-MG, na Serra do Cipó, terá comércio fechado durante o Carnaval. A associação que administra o local de escalada localizado no parque não anunciou nenhuma medida de fechamento para o carnaval.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.