Ao contrário do que muitas pessoas querem fazer acreditar, escalar em alta montanha não é uma tarefa corriqueira. Para arriscar a ir a uma alta montanha, além dos conhecimentos técnicos e experiência, também é interessante saber conceitos básios sobre medicina em alta montanha.
Embora possa parecer que toda pessoa formada na área da saúde domine este tema, a realidade não é simples assim.
Uma das “bíblias” sobre medicina em alta montanha é a obra “High Altitude Medicine and Physiology” dos autores John B. West, Robert B. Schoene, Andrew M. Luks e James S. Milledge. Já pela quantidade de autores, os quais são especialistas em uma área específica, é possível concluir que é um conteúdo complexo e que demanda estudo, pesquisa acadêmica específica e sobretudo, experiência.
A obra está na quinta edição (publicada em 2012) e procura ser a mais compreensível e acessível possível para que montanhistas de todo o mundo sejam orientados. Cada um dos autores é reconhecido internacionalmente por sua atuação e pesquisa. John B. West é professor de medicina e fisiologia e Robert B. Schoene é professor de clínica de medicina na University of California. Já James S. Milledge é diretor médico do Northwick Park Hospital na Inglaterra. Andrew Luks é professor da divisão pulmonar e cuidados críticos da University of Washington.
O ponto mais importante de “High Altitude Medicine and Physiology“, como no próprio título já explicita, é a abordagem não somente da medicina, mas também da fisiologia que é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas. O livro é obrigatório para toda e qualquer pessoa que quer levar a sério a atividade de guia de montanha, além de ser material didático imprescindível em qualquer curso preparatório.
Ficha Técnica
- Título: High Altitude Medicine and Physiology
- Autor: John B. West, Robert B. Schoene, Andrew M. Luks e James S. Milledge
- Edição: 5ª
- Ano: 2012
- Número de páginas: 584
- Editora: CRC Press