Livro da Semana: “Yosemite in the Fifties” – Dean Fidelman

Sem sombra de dúvida oi berço da escalada nos EUA é Yosemite, considerado por muitos como a Meca da escalada tradicional.

 John Long | Foto: Dean Fidelman - http://www.rockandice.com/

John Long | Foto: Dean Fidelman – http://www.rockandice.com/

O Parque Nacional de Yosemite (Yosemite National Park) é um parque nacional dos EUA localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia.

A partir de 1950 começaram a exploração do lugar por escaladores que utilizavam equipamentos baseado em ferros (mosquetões, entaladores, estribos e etc…) e que a partir disso começaram a acontecer ascensões antes nunca imaginadas.

Com edição de Dean Fidelman e John Long, junto do designer de Jon Alder, procuraram reunir histórias, fatos e fotos que descrevessem com o maior detalhe possível a história da escalada no lugar.

O livro “Yosemite in the Fifties: The Iron Age” é antes de tudo a maior, e melhor fonte de informações a respeito de equipamentos e pessoas que faziam parte de uma geração que mais tarde impactou o esporte em todo o mundo.

yosemite-in-the-fifties-1Quase inteiramente original, e narrado em primeira pessoa com fotos restauradas, a obra parece feita cuidadosamente para arrancar lágrimas tanto do leitor leigo, quanto das pessoas que vivenciaram cada momento ali descrito.

Não é exagero afirmar que o livro, que tem a intenção de ser uma coleção de cada década até os dias de hoje, é a homenagem definitiva que o local, e os escaladores que eli viveram, necessitava.

Pela qualidade apresentada em cada página o livro pode ser considerado também, um documento histórico definitivo tanto da escalada americana, como do surgimento de nomes e marcas que hoje temos no esporte de montanha.

O livro procura cobrir toda a história ocorrida nos anos 50, deixando para obras posteriores as décadas seguintes, detalhe este que faz com que o nível de detalhamento seja impecável.

Ficha Técnica

  • Título: Yosemite in the Fifties: The Iron Age
  • Autor: Dean Fidelman, John Long e Tom Alder
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 176
  • Editora: Patagonia

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.