Livro da Semana: “Why We Climb” – John Burgman

Para uma pessoa que sente prazer de estar em contato com a natureza, de preferência que seja na montanha, muitas vezes é difícil explicar a uma outra que não partilha do mesmo prazer os motivos desta escolha.

Particularmente para quem se dedica à escalada em rocha, a paixão e a luxúria por sempre melhorar, tanto em quantidade quanto em qualidade, sua técnica e força, desperta uma paixão muito maior do que as que por times de futebol.

Foto: http://www.johnburgman.net/

Foto: http://www.johnburgman.net/

Dentro desta realidade há pessoas, muitas extremamente urbanas, que acreditam que por somente criar um site com cara arrumadinha, ou mesmo lançar uma revista composta por pessoas que apenas dominam a escrita, irá cair no gosto dos praticantes.

Para ser referência dentro das pessoas que praticam esportes de montanha é necessário ter paixão por ele, e falar a linguagem delas.

Partindo desta premissa o jornalista John Burgman, outrora editor da revista “Outdoor Life” , descreve como ninguém no seu livro “Why We Climb – A dirtbag´s quest for Vertical Reason”.

why-we-climbHoje dedicando-se a um website voltado à escalada CruxCrush.com, conseguiu colocar toda a sua paixão pelo esporte em palavras, além de explicar porque é tão apaixonante ter uma vida de mulambo (termo que equivale a ‘dirtbag’ em inglês).

A obra criada por Burgman é quase que uma declaração de amor por todo um estilo de vida, e uma ótima leitura para quem se delicia com histórias de quem fez de tudo para que pudesse seguir escalando.

Procurando olhar os diversos estilos de escalada visto por diversos ângulos, conseguiu obter declarações de escaladores que marcaram a história do esporte em seu país, e somente por isso já vale uma leitura do livro.

O livro “Why We Climb” é sem sombra de dúvida uma das melhores leituras para escaladores, pois fala a linguagem dos praticantes e conta histórias verdadeiras e análises de quem de fato pratica o esporte.

John Burgman com sua obra mostra que há pessoas que escalam e um monte de outras que tentam entender o esporte.

Ficha Técnica

  • Título: Why we Climb – A dirtbag´s quest for Vertical Reason
  • Autor: John Burgman
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 154
  • Editora: Ground Up Publishing

There are 3 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.