Livro da Semana: “Trilhas do Rio” – Pedro da Cunha e Menezes

Foto: http://arqfuturo.com.br/

Foto: http://arqfuturo.com.br/

Para todo e qualquer praticante de atividades de natureza, saber onde visitar para desfrutar de um trekking, não importando a dificuldade, é uma necessidade básica. Praticar qualquer esporte outdoor não necessariamente significa sair caminhando a esmo pela direção que o praticante quiser. É necessário, portanto, haver uma orientação antes mesmo de sair de casa.

Procurando reunir em um livro todo o conhecimento adquirido enquanto foi diretor executivo do Parque Nacional da Tijuca, além de ser especialista em unidades de conservação urbanas, o carioca Pedro da Cunha e Menezes escreveu seu livro “Trilhas do Rio” no qual procura descrever 39 trilhas do Rio de Janeiro, considerada por ele como belíssimas.

trilhas-do-rio-1Neste guia há uma coletânea de trilhas que podem ser contemplados rios, cachoeiras e paisagens de orgulhar todo e qualquer habitante da cidade do Rio de Janeiro. Junto com cada uma das trilhas existentes em seu livro, o autor também disponibiliza fatos históricos do ciclo do café, da cana-de-açúcar e propriedades rurais encravadas.

Procurando ser uma obra referência a quem deseja realizar o mesmo trabalho em outras localidades do mundo Pedro da Cunha e Menezes agregou em sua obra mapas, detalhada descrição de percurso além de algumas dicas básicas para o trekkeiro iniciante.

Pedro da Cunha e Menezes também é idealizador da trilha Transcarioca, que foi destaque em uma outra obra posterior a “Trilhas do Rio”, que ainda não foi concluída mas possui mais de 100 km prontos, totalmente sinalizados, e integra seis unidades de conservação de proteção integral e uma sustentável.

Ainda sem data de conclusão anunciada, cruzará o Rio de Janeiro por um percurso de aproximadamente 170 km.

Ficha Técnica

  • Título: Trilhas do Rio
  • Autores: Pedro da Cunha e Menezes
  • Edição:
  • Ano: 1997
  • Número de páginas: 176
  • Editora: Editora Salamandra

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.