Livro da semana: “TRIBO: O Diário de Mendel” – Atila Barros

Não resta dúvida que o montanhismo brasileiro é composto de uma infinidade de perfis psicológicos e intelectuais. Neste universo há de tudo um pouco: negacionistas, terraplanistas, anti-vacinas, pessoas com síndrome de Dunning-Kruger, mestres, doutores, escritores e pensadores

Fosse necessário encaixar o carioca Átila Barros em algum destes micros universos, ele estaria nos pensadores e escritores. Autor de vários livros e com um estilo próprio de escrita, o escritor é uma das mentes mais inquietas e famintas do montanhismo brasileiro.

Átila Barros iniciou sua vida esportiva incentivado pelo pai no litoral do Rio de Janeiro. Depois de passar por vário publica seu primeiro trabalho impresso: “Badhezir, Um ilustre visitante”. Estudante de história e interessado pelas lendas das montanhas, inicia um trabalho de pesquisa para divulgar e proteger o maior patrimônio da humanidade, a biodiversidade das montanhas.

Dois anos depois, em 2006, Atila Barros publicou seu segundo livro: “O código da Montanha.

O livro “Tribo, o Diário de Mendel” é uma obra que trama contos sobre a vida de um jovem hebreu chamado Mendel Yohaman, que vem para o Brasil através de uma expedição que sai de Belmonte, em Portugal. Esse jovem chega em território brasileiro onde recomeça sua história de vida, buscando esconder sua identidade religiosa, pois estava em terras indígenas comandadas pela Coroa Portuguesa.

Seu encanto era tão grande com a beleza do lugar que logo aprendeu a língua nativa e participava dos afazeres da aldeia.

Portanto, essa obra é muito mais que um conto, é uma narrativa rica de detalhes que vai desde a diversidade dos personagens, animais que incorporam falas e dizeres sobre lendas folclóricas até a descrição detalhada do lugar que mescla com fatos históricos que ocorreram durante o período de descobrimento e pós-descobrimento do Brasil.

Assim, essa obra pode ser indicada para adolescentes que estão aprendendo sobre a história do Brasil e adultos que irão rememorar a história do Brasil com pitadas de humor. Uma obra divertida, sensível e intrigante.

Ficha técnica

  • Título: TRIBO: O Diário de Mendel
  • Autor: Atila Barros
  • Edição:
  • Ano: 2020
  • Número de páginas: 147
  • Editora: eBook Kindle

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.