Livro da semana: “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil” – Duda Menegassi

As áreas naturais brasileiras, as quais são passíveis de proteção por possuir características especiais, são chamadas por Unidades de Conservação, um nome técnico atribuído pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação de Natureza (Lei nº 9.985 – 18 de julho de 2000). As unidades de conservação no âmbito federal do governo são administradas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Durante pouco menos de um ano (junho de 2017 a março de 2018) a jornalista Duda Menegassi dedicou-se a percorrer nada menos do que 11 unidades de conservação federais somando quase 400 km de caminhadas e documentação.

Durante o IX Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC) a jornalista apresentou o resultado de seu trabalho, o livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil”. A obra conta o dia a dia nas trilhas nas UC, feitas a pé pela jornalista, e realizadas ao longo de 2017 e início de 2018. O objetivo era comemorar os 10 anos do Instituto, fundado no dia 28 de agosto de 2007.

Cada travessia resultou em uma reportagem do local visitado. Pela iniciativa ser fruto de uma parceria com o ICMBio o livro, para quem tem curiosidade em conhecer, está disponível para download gratuito em PDF no site do instituto.

De acordo com o instituto e declarações da autora no lançamento do livro, a obra tem o objetivo de incentivar e divulgar o recém-criado Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso.

O Sistema Brasileiro de Trilhas de Longo Curso prevê, inicialmente, quatro grandes corredores, mas até o momento, traçado da rede de trilhas não é definitivo:

  • O Corredor Litorâneo – ligará o Oiapoque ao Chuí
  • A trilha Missão Cruls – ligará a cidade de Goiás Velho até a Chapada dos Veadeiros
  • Caminhos do Peabiru – ligará o Parque Nacional do Iguaçu ao litoral paranaense
  • Estrada Real – Atualmente percorrida por carros e bicicletas, terá um percurso para caminhantes

Com muitas fotos, mapas, distâncias e graduações do nível de dificuldade de cada um dos percursos realizados por Menegassi, o livro “Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil” cobre as seguintes CU´s:

Ficha Técnica

  • Título: Travessias: uma aventura pelos parques nacionais do Brasil
  • Autor: Duda Menegassi
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2018
  • Número de páginas: 123
  • Editora: ICMBio

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui: http://www.icmbio.gov.br

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.