LIvro da Semana: “The Wildest Dream: The Biography of George Mallory” – Peter Gillman

Sem sombra de dúvida a frase mais célebre do montanhismo é a famosa “Porque está lá”, quando o montanhista George Mallory respondeu quando lhe perguntaram qual o motivo de escalar o Monte Everest.

A montanha que à época nunca tinha sido escalada, e não tinham nem as cordas colocadas nem se dependiam de que Sherpas carregassem ninguém, era o desafio máximo do montanhismo.wildest-dream-2

Hoje é sabido que não é nem de longe a montanha de 8.000 metros de altitude mais difícil de se escalar, e que serve de oportunistas praticarem, além do montanhismo, alpinismo social.

À parte desta triste realidade que a montanha, e o montanhismo em geral, vive atualmente é indiscutível que uma das figuras mais icônicas do alpinismo mundial é o britânico George Mallory que, para muitos, foi o primeiro homem e pisar no topo do Monte Everest em 1924.

Porém Mallory não retornou de sua tentativa, e teve seu corpo encontrado somente décadas depois durante um documentário de TV em 1990.

wildest-dream-1O livro “The Wildest Dream” é uma apanhado de toda a essência deste escalador que encantou os jornalistas, muitos destes ávidos por histórias fantásticas e fantasiosas, de montanhistas e exploradores.

Por possuir uma personalidade singular, e que intrigava os jornalistas da época, os autores do livro pesquisaram a fundo sobre a biografia do montanhista desde seus dias em Cambridge até a sua dedicação às montanhas.

Procurando examinar com extrema exatidão o compromisso que Mallory tinha como escalador, assim como o seu desenvolvimento no esporte no início do século XX.

No livro há ainda transcrição de suas cartas trocadas com sua esposa durante as suas expedições durante a Primeira Guerra Mundial e suas três expedições ao Monte Everest.

“The Wildest Dream” é um livro biográfico de leitura cativante, e que é uma obra imperdível para quem procura saber mais sobre o espírito dos exploradores.

Ficha Técnica

  • Título: The Wildest Dream: The Biography of George Mallory
  • Autor: Peter Gillman e Leni Gillman
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2001
  • Número de páginas: 240
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.