Livro da semana: “The Science of Climbing and Mountaineering” – Ludovic Seifert, Peter Wolf e Andreas Schweizer

A ciência exerce uma grande influência em nossa vida cotidiana. Sua importância é tão grande que é difícil imaginar com seria o mundo atual sem a sua contribuição.

A ciência tem sido a grande responsável pelas transformações tecnológicas que têm suportado as incríveis evoluções nas concepções dos novos equipamentos de escalada e montanhismo. Não somente nos equipamentos, mas também na preparação física dos atletas e praticantes.

Inegavelmente existe um grande volume de ciência aplicada no montanhismo e escalada. Procurando reunir os principais tópicos de ciência, os acadêmicos Ludovic Seifert, da Universidade de Rouen (França), Peter Wolf, da Universidade de Zurique (Suíça) e Andreas Schweizer, da Universitätsklinik Balgrist (Suíça) reuniram todo este conhecimento em no livro “The Science of Climbing and Mountaineering”.

Este é o primeiro livro a explorar em profundidade a ciência e a medicina da escalada e montanhismo. Escrito por uma equipe de cientistas esportivos internacionais, clínicos e praticantes de escalada, abrange toda a gama de disciplinas técnicas, incluindo escalada em rocha, gelo, indoor e montanhismo.

Na obra é abordado todos os campos científicos, desde a fisiologia e biomecânica à psicologia, controle motor, aquisição de habilidades, medicina esportiva e tecnologia esportiva.

Baseando-se em pesquisas de ponta e mostrando como a ciência se traduz em prática, essa é uma leitura essencial para todos os pesquisadores de ciências do esporte, escaladores e treinadores de qualquer modalidade de esportes de aventura.

Ludovic Seifert é professor da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Rouen, na França. Ele obteve seu doutorado em dinâmica de coordenação em natação na Universidade de Rouen em 2003. Seifert conduz sua pesquisa na área de aprendizado e controle motor e é um guia de montanha certificado pelo IFMGA.

Peter Wolf estudou engenharia esportiva na Universidade de Tecnologia de Chemnitz, na Alemanha, e realizou sua tese de doutorado em biomecânica do pé no Instituto de Biomecânica, ETH Zurique, Suíça. Nos últimos anos, foi o coordenador científico do SMS-Lab, ETH Zurich.

Andreas Schweizer é Chefe Adjunto de Cirurgia da Mão no Hospital da Universidade Balgrist, na Suíça. É especialista em cirurgia de punho, cirurgia nos nervos periféricos, tratamento cirúrgico de fraturas da mão, ultrassom na mão e análise 3D de malformação de ossos auxiliada por computador. Atualmente, também é consultor médico do comitê técnico do Swiss Alpine Club.

Ficha técnica

  • Título: The Science of Climbing and Mountaineering
  • Autor: Ludovic Seifert, Peter Wolf e Andreas Schweizer
  • Edição:
  • Ano: 2018
  • Número de páginas: 330
  • Editora: Routledge

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.