Algumas pessoas se destacam no esporte que pratica que tornam-se lendas. Esta é a melhor definição que poderia ser dada a Tommy Caldwell, um escalador que, por mais que se esforce ser o mais discreto possível, sempre está com os olhares da comunidade voltados para seus projetos e conquistas.
Muito conhecido por ter estabelecido em janeiro de 2015, junto de Kevin Jorgeson, a mais icônica das escaladas tradicionais da história do esporte: “Dawn Wall”.
A escalada da via localizada em Yosemite é considerada como a escalada tradicional mais difícil do mundo. Apesar de vez ou outra conceder entrevistas para os veículos de comunicação de seu país, as perguntas sempre se repetiam e alguns assuntos eram pouco abordados. Por isso para conseguir contar sua história de vida colocou tudo em um livro.
Com o título ambicioso de “The Push: A Climber’s Journey of Endurance, Risk, and Going Beyond Limits” a obra descreve com suas palavras passagens de sua vida que são conhecidas como seu incidente com terroristas no Quirguistão, a perda de seu dedo em um acidente de marcenaria e seu relacionamento Beth Roden, com quem se casou em 2003 e divorciou em 2010.
Todos estes temas, aparentemente espinhosos, são descritos com um estilo franco e direto, sem rodeis ou excesso de adjetivos e metáforas. Todas estas partes de sua vida são abordadas mas, como não poderia deixar de ser diferente, a sua jornada para estabelecer a primeira escalada em livre (sem usar escalada artificial) ganha destaque do meio para o final do seu livro “The Push”.
A obra, como não poderia ser diferente, já nasce um clássico e de leitura obrigatória antes mesmo de seu lançamento. Mas mesmo assim é talvez a melhor maneira de entender a mente de um dos maiores escaladores da história e que, por alguma razão, não possui tanto destaque na mídia quanto deveria. Especula-se que o motivo está explicado em “The Push”.
Ficha Técnica
- Título: The Push: A Climber’s Journey of Endurance, Risk, and Going Beyond Limit
- Autor: Tommy Caldwell
- Edição: 1ª
- Ano: 2017
- Número de páginas: 336
- Editora: Viking