Livro da semana: “The Mountain Encyclopedia” – Frederic Hartemann e Robert Hauptman

Muito provavelmente quem tem mais de 30 anos deve se lembrar de um conjunto de livros, que era quase obrigatório para que toda a família pudesse adquirir. Este conjunto de livros chamava-se Enciclopédia. Fazer trabalhos escolares e até mesmo saber alguns detalhes a respeito de algum assunto, era necessário consultar uma enciclopédia.

Para quem já conhece a internet, e sobretudo sabe usar o Google, é difícil entender a importância que este tipo de obra possuía. Pode-se definir como uma obra que trata de todas as ciências e artes do conhecimento do homem atual. Uma espécie de wikipedia impressa e encadernada. A enciclopédia como conhecíamos não muito tempo atrás foi desenvolvida a partir do dicionário no século XVIII.

Mesmo com a existência da internet, este tipo de obra é uma fonte interessante de pesquisa. Por isso que Frederic Hartemann e Robert Hauptman uniram forças para escrever a “The Mountain Encyclopedia”, uma espécie de coletânea de termos, que vão desde A até Z, sobre todos os assuntos relacionados a montanhas. Nesta obra há termos e conceitos geológicos, geográficos e zoológicos, além de detalhes históricos e de escalada.

“The Mountain Encyclopedia” é uma referência e um guia para os praticantes de esportes de montanha, praticantes de trekking, alpinistas e montanhistas. A obra está repleta de fotografias coloridas de cenas de escalada e montanha, muitas delas tomadas pelos autores durante suas expedições. Com pouco mais de 400 páginas, este livro é altamente recomendado para bibliotecas públicas e acadêmicas, além de ser obrigatório a toda e qualquer entidade representativa de montanhismo, além de refúgios de montanha e albergues de escaladores.

Ficha técnica

  • Título: The Mountain Encyclopedia: An A to Z Compendium of Over 2,300 Terms, Concepts, Ideas, and People
  • Autores: Frederic Hartemann e Robert Hauptman
  • Edição:
  • Ano: 2005
  • Número de páginas: 400
  • Editora : Taylor Trade Publishing

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.