Livro da semana: “The Hard Way” – Mark Jenkins

A literatura que aborda histórias de expedições na montanha geralmente rende muito glamour a quem escreve. Quem almeja ser cortejado, justamente ou injustamente, pela mídia de massa, geralmente procura fazer isso em montanhas amplamente adaptados para o turismo de alpinistas sociais e apresentadores de TV.

Fazem parte destas montanhas o Monte Everest (8.848 m) e, mais recentemente, o K2 (8.611 m). Esta última em especial há muito tempo perdeu o seu status de “montanha mais perigosa do mundo”, muito disso pelo processo de “everestização” (facilitação extrema e desenfreada de escalada) que vem sofrendo nos últimos anos.

Mas se alguém lhe dissesse que iria subir a Hkakabo Razi (5.881 m) que é o ponto culminante de Mianmar e a mais alta montanha do sudeste asiático? A montanha é pouquíssimo escalada exige muito de quem se dispor a subi-la. A rota para o acampamento base é longa (quatro semanas) e árdua através da densa floresta tropical, com muitos cruzamentos sem riachos.

O autor aclamado pela crítica e jornalista reconhecido internacionalmente, Mark Jenkins cobre geopolítica e aventura e está sempre nestes desafios fora do padrão imposto por quem deseja ganhar fama.

Sem se intimidar, Jenkins foi lá fazer um relato de uma escalada que sequer foi finalizada. O norte-americano, inclusive, é respeitado cronista de esportes de aventura em seu país e cunhou um dos livros mais cultuados por seus colegas de trabalho: “The Hard Way: Stories of Danger, Survival, and the Soul of Adventure”.

O livro mergulha de cabeça na aventura e nas experiências de Jenkins. Ccom uma escrita envolvente transporta a escaladas no Matterhorn (4.478 m), incrustado de gelo, remadas em caiaques marítimos, travessias no Tibet para chegar ao lago mais sagrado do budismo, lugares inexplorados na Austrália e exprolações às Montanhas Simen no norte da Etiópia.

Para quem sonha em viajar e viver aventuras a leitura de “The Hard Way: Stories of Danger, Survival, and the Soul of Adventure” é obrigatória. O trabalho de Jenkins ganhou vários prêmios, incluindo o Overseas Press Club Ross Award.

Ficha técnica

  • Título: The Hard Way: Stories of Danger, Survival, and the Soul of Adventure
  • Autor: Mark Jenkins
  • Edição:
  • Ano: 2003
  • Número de páginas: 240
  • Editora: Simon & Schuster

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.