Livro da Semana: “The Climbers” – Jim Herrington

A expressão “Uma imagem vale mais que mil palavras” é de autoria do filósofo chinês Confúcio sendo muito utilizada para transmitir a ideia do poder da comunicação através das imagens.

Atualmente, esta é uma frase explorada excessivamente pela publicidade, no sentido de ser a comunicação visual muito mais apelativa e explicativa do que a descrição ou narração de fatos.

Partindo deste princípio o fotógrafo Jim Herrington pensou em como poderia sintetizar em fotos toda a carga de experiência que um escalador possui.

Assim nasceu sua obra “The Climbers”, uma poderosa, mas silenciosa, mensagem a todos da nova geração sobre o impacto dos anos de montanha naqueles que a praticaram com intensidade. Por também ser escalador, sua experiência no esporte fez a diferença no momento de escolher quais fotos publicaria.

Todas as fotos publicadas no livro estão em preto e branco, mas exalam uma carga emocional implícita muito grande.

Segundo o autor, a grande inspiração para a elaboração desta obra única, veio com suas escaladas no local de escalada americano Sierra Nevada, quando ele vivia em Los Angeles.

Desde então fotografava ícones da escalada como Glen Dawson e Jules Eichorn, escaladores octogenários e que viviam fora do radar da nova geração.

O mais curioso a respeito da obra é de que, principalmente para quem é montanhista (não importando o nível) imediatamente já sente o que o olhar significa. O projeto, que levou 20 anos para ser concluído, é uma poesia visual intensa, impactante e inesquecível. Ao todo foram fotografados 60 escaladores.

O livro “The Climbers” possui um prefácio de Alex Honnold, além citações de vários outros escaladores e montanhistas relevantes do século XX e XXI. Na obra há ainda 42 páginas escritas pelo australiano Greg Child.

Muito além de ser apenas um livro de fotos, “The Climbers” é um documento de relevância quase inestimável que mescla história, sensibilidade, homenagem e, principalmente, autenticidade.

Ficha técnica

  • Título: The Climbers
  • Autores: Jim Herrington
  • Edição:
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 192
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.