Livro da semana: “Summits and Secrets” – Kurt Diemberger

Fazer a primeira ascensão de uma montanha é uma honra que poucos montanhistas podem ter nos dias de hoje. O montanhismo, que há muito tem de conviver com a exploração turística do Monte Everest e, mais atualmente até mesmo o K2 (que atingiu o auge com apresentadores de TV despreparados chegando carregados ao cume). A partir desta exploração todo o mérito esportivo de montanhistas de ofício é ignorado além de, infelizmente, também colocar no esquecimento personalidades como Kurt Diemberger.

O montanhista austríaco Kurt Diemberger é a única pessoa viva que fez as primeiras ascensões em duas montanhas com mais de 8.000 metros: Broad Peak (8.051 m), em 1957, e Dhaulagiri (8.167 m) em 1960. Além de montanhista respeitado, também é autor de vários livros, como a sua autobiografia intitulada “Summits and Secrets”.

Kurt Diemberger

Kurt Diemberger

Se existe alguém que possui uma história interessante dentro do montanhismo, seguramente é Kurt Diemberger. Sua autobiografia “Summits and Secrets” aborda fatos históricos do montanhismo e que são notáveis de serem lidos até os dias de hoje. Diemberger foi um dos únicos dois sobreviventes no desastre K2 (8.611 m) de 1986, quando cinco montanhistas morreram no K2 durante uma forte tempestade. Na descida, ele e sua companheira Julie Tullis ficaram presos em alta altitude. Julie morreu de um edema e Kurt sofria de severo congelamento que quase lhe rendeu amputações.

Hoje, aos 87 anos, Kurt ainda é ativo no mundo do montanhismo e trabalha em projetos de filmes com sua filha. Kurt Diemberger pertence a um clube extremamente de elite, pois apenas três homens fizeram a primeira ascensão de dois picos de 8.000 metros: Hermann Buhl, Kurt Diemberger e Gyalzen Norbu Sherpa. A escalada de Diemberger no Broad Peak foi marcante, pois foi a primeira vez que um pico de 8.000 metros foi escalado em estilo leve, sem o uso de carregadores de alta altitude e oxigênio.

Kurt DiembergerNo ano de 1958, Diemberger já havia escalado as três grandes faces do norte dos Alpes: Eiger (3.970 m), Matterhorn (4.478 m) e Grandes Jorasses (4.208 m), uma conquista altamente notável para a época. Durante a década de 1960, se tornou guia de montanha, mas continuou a escalar com força e a explorar as Grandes Cordilheiras.

Kurt Diemberger fez várias viagens ao Hindu Kush (cordilheira no Afeganistão), dirigindo da Áustria em uma Kombi. Lá fez várias ascensões no estilo alpino de sucesso, como as primeiras ascensões do Nobasium Zom (7.070 m) e Tirich West IV (7.338 m) em 1967. No ano de 1974, Diemberger fez a primeira ascensão do Shartse II (7.457 m) ao leste de Lhotse Shar (montanha subsidiária do Lhotse com 8.383 m)

Anos mais tarde, em 1978, o montanhista escalou o Makalu na primavera e o Monte Everest no outono com Pierre Mazeaud e, no ano seguinte, Gasherbrum II (8.035 m). Mais tarde, juntou-se a Julie Tullis em várias viagens, incluindo repetir a ascensão ao Broad Peak (8.051 m). Suas expedições, nas quais atuaram como equipe de filmagem, culminaram em 1986 com sua conhecida ascensão ao K2.

Ficha técnica

  • Título: Summits and Secrets: The Kurt Diemberger autobiography
  • Autor: Kurt Diemberger
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 314
  • Editora: Vertebrate Digital

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.