Livro da semana: “Summit Success: Training for Hiking” – Charles Miske

Todo praticante de hiking, trekking, escalada e qualquer outro tipo de atividade de montanha, sabe que tem de estar minimamente em forma para desempenhar a sua atividade. Muitos mascaram a falta de preparo físico fazendo repetidamente a mesma coisa e, por isso, chegando a mascarar sua performance.

Esta prática pode ser vista em escaladores que repetem sistematicamente a mesma via, até decorar os movimentos. Após a memorização começa a executar extravagâncias para impressionar todos à sua volta e, desta maneira, mascarar alguma deficiência técnica e física.

A mesma prática acontece com praticantes de trekking, hiking e/ou corrida de montanha. A repetição sistemática de percursos, trilhas e travessias faz com que o corpo se adapte facilmente ao esforço de algo que já é corriqueiro e internalizado.

Por este motivo a preparação física de um montanhista deve ser medida por seu rendimento físico em várias habilidades físicas e não somente em uma atividade específica. Os praticantes mas experientes sabem disso e já procuram exercícios de preparação mais específicos.

Partindo desta constatação o autor Charles Miske elaborou um livro com um título bem sugestivo: “Summit Success: Training for Hiking, Mountaineering, and Peak Bagging“. A obra é uma espécie de guia essencial, pois não aprofunda em metas específicas de cada modalidade, sobre como se preparar para uma atividade de montanha adequadamente.

Embora pareça simples, o livro de Miske é uma referência importantíssima para todo e qualquer educador físico. Amplamente ilustrada, com algumas dicas de exercícios fundamentais para cada atividade de montanha, “Summit Success” é também uma espécie de guia para uma “auto-análise” de cada montanhista.

Ficha Técnica

  • Título: Summit Success: Training for Hiking, Mountaineering, and Peak Bagging
  • Autor: Charles Miske
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 340
  • Editora: Charles Miske

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.