Livro da Semana: “Starlight and Storm” – Gaston Rébuffat

Gaston Rébuffat foi um renomado alpinista francês que foi membro da expedição francesa ao Annapurna (décima mais alta montanha do planeta com 8.091 m) que tinha por objetivo realizar a primeira ascensão da história a um cume de mais de 8.000 metros de altitude. Nesta expedição somente os integrantes Maurice Herzog e Louis Lachenal atingem o cume da montanha, mas o feito o é colocado em dúvida por diferentes pessoas próximas ao próprio Maurice Herzog. Não somente alpinistas franceses mas também a própria filha de Herzog que levanta a hipótese de uma mentira e de uma manipulação dos meios de comunicação.

Foto: http://likesuccess.com/

Foto: http://likesuccess.com/

Alheio à esta histórica polêmica, Gaston Rébuffat foi o primeiro homem a escalar todas as faces nortes dos Alpes e suas memórias a respeito de suas escaladas, descrevendo com detalhes os perigos, truinfos, alegrias e tristezas que encontrou no esporte.

Nos anos de 1920 até 1959, a corrida entre os países Europeus para conquistar grande número de primeiras ascensões nos Alpes e Dolomitas dominava a cultura da época. Corrida semelhante aconteceu após a II Guerra Mundial, quando o destino passou a ser a lua, e não mais os cumes das montanhas. Grande parte desta corrida foi estimulada pelo avanço das técnicas de escalada artificial, quando os pitons começaram a ser usados largamente. Equipes de grandes alpinistas, bancadas na maioria das vezes pelo estado, de países como França, Alemanha , Itália, Suíça , Áustria e Polônia escalaram as Faces Nortes do Eiger (parede  vertical de mais de 1.500 m de altura e desnível de 1.800 m), o Drus (montanha formada por dois cumes situados no Maciço do Mont Blanc), Matterhorn (montanha mais conhecida dos Alpes na fronteira da Suíça com Itália com 4.478 m), Grandes Jorasses ( conjunto de seis cumes situados no Maciço do Mont Blanc, com 4.208 m), entre outros picos icônicos. Para isso eram utilizados muitos recursos para obter feitos para à época considerados inimagináveis, que muitas vezes terminou em tragédia.

Gaston-Rébuffat-1Pela relevância do conteúdo a edição americana teve prefácio de Jon Krakauer que apesar de não ser nem montanhista, muito menos escalador, é frequentemente relacionado ao esporte por sua reportagem que posteriormente transformada em livro “No Ar Rarefeito“, além de ter elaborado as obras “Eiger Dreams“, “Sobre Homens e Montanhas” e “Na Natureza Selvagem“.

Todas estas conquistas foram realizadas paralelamente às duas grandes guerras que acontecia na Europa e Gaston Rébuffat vivia no epicentro desta época marcante da história mundial e do montanhismo. Seu livro “Starlight and Storm” foi publicado pela primeira vez em 1954 com o título Étoiles et Tempêtes (estrelas e tempestades em francês), no qual descreve, entre outras coisas, as durezas do montanhismo em um mundo “pré Gore-Tex” (quando montanhistas congelavam aos montes). Todos os seus relatos são pedaços vivos da história do esporte e vai ficando mais rico em detalhes a cada página lida.

Gaston Rébuffat também ficou conhecido por várias frases célebres como, por exemplo, “Escalada é, acima de tudo, uma questão de integridade” (L’escalade est , avant tout , une question d’intégrité), além de adotar o estilo mais lírico de escrita e capacidade de se comunicar não somente sobre os perigos de montanhismo mas sobre as origens da experiência na montanha. Rebuffat também gravou três filmes que mostravam suas escaladas nos Alpes. Os registros são provas de suas habilidades no esporte e de seu amor pelas montanhas “Etoiles et tempêtes ” e também participou do famoso filme “Les Etoiles au midi“.

Ficha Técnica

  • Título : Starlight and Storm
  • Autores: Gaston Rébuffat
  • Edição: 1ª
  • Ano: 1999 (edição americana)
  • Número de páginas272
  • Editora : Modern Library

There is one comment

  1. Jackson Grando

    Jon krakauer foi sim escalador e montanhista.No livro `No ar rarefeito” , ele diz que tinha mais horas de escalada do que muitos dos guias que la’ estavam, evidente que nunca foi profissional.Talvez vc tenha que corrigir o texto.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.