Livro da semana: “Se vuoi, puoi” – Alessia Refolo

“Sou cega, mas não permito que esse problema me limite. Por isso me comprometo ao máximo em tudo o que faço para atingir os objetivos que defini para mim mesma”. Esta é uma das muitas declarações que a escaladora italiana Alessia Refolo faz em seu livro “Se vuoi, puoi. Una vita al di là del buio” (Se você quiser, você pode. Uma vida além do escuro) este ano. Nascida em Piemonte (região situada no norte da Itália) em 1990 foi campeã mundial de escalada na categoria B2 em 2014 . Porém a história de Alessia Refolo é uma história longa e complexa.

Para praticar um esporte no qual a visão é determinante, a jovem italiana mostra muita determinação e disciplina. Refolo é cega desde pequena quando teve neuroblastoma, que é um câncer que se desenvolve em determinados tipos de tecido nervoso, principalmente em crianças com menos de cinco anos de idade. Mesmo assim Alessia se formou em contabilidade e posteriormente foi trabalhar em um banco. No seu tempo livre de trabalho, se dedica à escalada.

Foto: https://alessiarefolo.com/

Alessia foi introduzida ao esporte por inspiração de outra pessoa com deficiência visual: A esquiadora italiana Silvia Parente, que a incentivou a praticar escalada. Desta introdução nasceu uma paixão que a fez dedicar-se mais intensamente à atividade. Seu livro conta a sua história de maneira autobiográfica fictícia, mostrando os vários aspectos de seu personagem: forte, corajosa, alegre, sorridente, mas humana. O personagem não esconde seus momentos de dificuldade, fraqueza e lágrimas.

A proposta de fazer uma autobiográfica fictícia vem da própria autora, que alega que as autobiografias clássicas tendem a serem um pouco monótonas. Portanto não seguiu uma ordem cronológica, mas usou eventos reais, embaralhando-os. Os personagens também são todos reais.

Hoje Alessia circula pelas escolas da Itália com seu projeto motivacional, para transmitir a mensagem de que tudo é possível na vida, se você quiser.

Ficha técnica

  • Título: Se vuoi, puoi. Una vita al di là del buio
  • Autor: Alessia Refolo
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 264
  • Editora: Hever

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.