Livro da Semana: “Patagonia Vertical” – Rolando Garobotti

Visitar a Patagônia é um privilegio indescritível, e sem exagero nenhum todo indivíduo deveria pelo menos uma vez na vida visitar a região.

Rica em historia, fauna, flora e de uma natureza com beleza que mesmo utilizando vários adjetivos superlativos não seria possível descrever o quão bonita é.

Foto:  Matt Van Biene | http://alpinist.com

Foto: Matt Van Biene | http://alpinist.com

A Patagônia é também mundialmente conhecida como o paraíso dos praticantes de esporte de montanha, e um dos destinos mais desafiadores para quem aprecia escaladas em rocha.

A região de El Chaltén é tida como dos lugares obrigatórios a todo e qualquer escalador que deseja possuir em seu currículo feitos memoráveis e de dificuldade fora do comum.

Sabendo disso os autores Rolando Garobotti e Dorte Pierron elaboraram aquele que é considerado, por quem já visitou a região, como item obrigatório na biblioteca de qualquer escalador: o guia de escaladas “Patagonia Vertical”.

O guia possui detalhamento completo de todas as vias, suas principais variantes existentes no maciço, assim como dos equipamentos essenciais, procedimentos necessários além da duração de cada linha de escalada.

Com muitas ilustrações e fotos, os autores procuraram não somente escrever um guia de escaladas, mas também ser o documento definitivo de todo o tipo de atividades verticais na região.

Patagonia-Vertical-2Pelo nível de detalhamento contido nele, não é incomum que peritos e investigadores criminais sempre que necessitem de uma maior investigação, como por exemplo morte de montanhistas com depoimentos conflitosos, o utilizem como referência.

Os resgatistas também o utilizam para treinamento de novos membros, além de tê-lo como referencia constante sempre que houver resgate em caso de acidente.

Devido a este reconhecimento, tanto de montanhistas, quanto de autoridades públicas, “Patagonia Vertical”é item obrigatório para todo e qualquer escalador que pretende visitar a região.

Não somente pelo seu conteúdo, mas também pelo seu nível de excelência, serve de parâmetro para todo e qualquer guia, seja de trekking, seja de escalada.

Ficha Técnica

  • Título: Patagonia Vertical – Mazizo de El Chaltén
  • Autor: Rolando Garobotti e Dorte Pierron
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2013
  • Número de páginas: 368
  • Editora: Sidarta Guides

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.