Para muitos dos praticantes de montanhismo e escalada as montanhas possuem uma atração quase mística.
Uma devoção que supera qualquer comparação religiosa, e que transforma estilos e filosofia de vida.
Procurando focar nas relações sensoriais entre montanhas sentimentos o carioca Átila Barros reuniu histórias desde os bandeirantes até os dias de hoje.
Pelos capítulos passa por fatos como a conquista do Dedo de Deus, cume no Everest entre outras.
Átila ainda aborda temas importantes como ética e responsabilidades de montanhistas entre outros.
Barros procurou no livro incluir um estilo mais elaborado, em que privilegia o sentimento e emoção, não ficando somente narração de fatos históricos.
Uma obra que procura ser diferenciada de somente literatura técnica, e contar de forma emotiva, porém imparcial, a história do montanhismo brasileiro.
Ficha Técnica
- Título: O Código da Montanha
- Autor : Átila Barros
- Edição: 1a.
- Ano: 2006
- Número de páginas: 239
- Editora: Editora Montanhar
Como Comprar

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.