Livro da Semana: “Medicine for the Outdoors” – Paul S. Auerbach

Ninguém sai de casa sabendo com 100% de certeza tudo o que irá acontecer durante uma atividade de natureza. Por mais planejada e preparado que seja, algum imprevisto irá acontecer. Por isso que todo montanhista deve estar minimamente preparado para algum incidente mais grave acontecer.

Isso porque um acidente é um evento inesperado e, obviamente, indesejável que causa danos pessoais, materiais, financeiros e que ocorre de modo não intencional. Com relação à parte física dos praticantes de atividades de natureza há lesões bem específicas e que nem sempre são abordadas em cursos de primeiros socorros mais generalistas.

Foto: https://stanfordhealthcare.org/

Enumerar a importância de qualquer praticante de atividades outdoor de estar preparado para algum acidente seria um texto bastante extenso, com infinitos exemplos. Por isso nada substitui um bom curso de primeiros socorros, preferencialmente credenciado como os já famosos WFA (Wilderness First Aid)Cursos de Primeiros socorros da WMA (Wilderness Medical Associates).

Como todo conhecimento neste aspecto é importante, o livro “Medicine for the Outdoors: The Essential Guide to First Aid and Medical Emergencies” é uma excelente opção de consulta e constante pesquisa.

A obra, publicada originalmente em 1986 (quando este tipo de curso nem existia no Brasil), é considerada uma das “bíblias” sobre o assunto e é fonte de informação na elaboração de vários manuais de primeiros socorros em ambiente outdoor. Seu autor Paul S. Auerbach, além de médico, é professor de cirurgia na escola de medicina na Universidade de Stanford, nos EUA.

Auerbach é considerado uma das maiores autoridades em medicina em ambiente selvagem e é palestrante constante em congressos em todo o mundo. O conteúdo do livro é revisado por outros médicos como Stevan R Bruijns, especialista em medicina emergencial na Universidade de Cape Town. A obra examina os mais diferentes tópicos relacionados à medicina outdoor e é amplamente ilustrada para melhor compreensão do leitor.

O livro contém nas edições mais recentes um apêndice que aborda assuntos como a transmissão de AIDS, terrorismo e práticas veterinárias para animais domésticos.

Ficha Técnica

  • Título: Medicine for the Outdoors: The Essential Guide to First Aid and Medical Emergencies
  • Autor: Paul S. Auerbach
  • Edição: 6ª
  • Ano: 2015 (1º edição em 1986)
  • Número de páginas: 560
  • Editora: Saunders Publishing

There is one comment

  1. Rubens de Camargo Vianna Filho

    Bom dia.
    Segue guias pocket e livros PDF gratuitos :
    http://www.nwarctic.org/cms/lib/AK01001584/Centricity/Domain/507/m3240076_WildernessRemoteFirstAidReferenceGuide.pdf
    https://www.redcross.org/images/MEDIA_CustomProductCatalog/m4240197_WildernessRemoteFirstAid_PocketGuide.pdf
    A Comprehensive Guide to Wilderness & Travel Medicine.pdf
    De alta relevância estes livros /guias e cursos de primeiros-socorros para prática de atividades ao ar livre e em vida selvagem. Uma pena que muitos guias e aventureiros/trilheiros/montanhistas não dedicam um pouco do seu tempo para aprender tais conhecimentos.
    Já presenciei alguns acidentes. Levo sempre o meu kit P.S. e bandanas para tipóias e até Kit adrenalina em caso de picadas de abelhas, quando da tempo para aplicar. ( Lembrando o caso do célebre alpinista Davi Augusto Marski Filho )
    Celular carregado e não deixar de informar algumas pessoas sobre seu objetivo outdoor. Lembro que os bastões de caminhada podem servir como muletas, talas e até para fazer uma maca de transporte em caso de mais pessoas. É bom lembrar que alguns animais e plantas podem ser causadores de acidentes.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.