Iniciar em qualquer esporte demanda muita paciência e aprendizado.
A prática de alta montanha possui uma necessidade real de conhecimento razoável em todas as disciplinas do montanhismo além de uma boa dose de espírito de aventura.
Em resumo não é apenas comprar equipamento, contratar um guia e sair para o ataque ao cume.
Procurando partilhar a sua vivência nesta experiência que o escalador Tiago Toriceli escreveu o seu “Manual do Alpinista de Primeira Montanha”, o qual narra sua aventura de marinheiro de primeira viagem em alta montanha.
Visando realizar cume no Huayna Potosi de 6.088m na Bolívia construiu também um relato que acabou por tornar-se seu livro.
Todo narrado em primeira pessoa para procurar estreitar relações com o leitor além de assumir uma linguagem menos técnica tem como público alvo todos os níveis de praticantes de alta montanha além de curiosos e estudiosos do assunto.
Não é, entretanto, um livro didatico para cursos de escalada, mas sim uma ótima leitura de entretenimento para quem quer já ir se ambientando com uma primeira experiência de alta montanha.
Ficha técnica
- Título: Manual do Alpinista de Primeira Montanha
- Autor : Tiago Toricelli
- Edição: 1a.
- Ano: 2011
- Número de páginas: 130
- Edição: AGbook
Onde Comprar

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.