Livro da semana: “Learning to Fly” – Steph Davis

A americana Stephanie “Steph” Davis é mundialmente conhecida por suas escaladas ousadas, sendo das poucas mulheres no mundo que pratica eventualmente escalada em solo, e por seus saltos de BASE jump. A escaladora tem no currículo uma lista de feitos invejáveis como ser a primeira mulher a solar uma via de dificuldade 7º/8º brasileiro, ter escalado todos os picos do Fitz Roy na Patagônia e ter sido a segunda mulher da história a escalar o El Capitán em apenas um dia.

Davis também é conhecida por ser uma ativista do veganismo (movimento de respeito dos direitos animais e ambientais) no seu país e, por isso, é frequentemente vista em protestos e ações sobre a temática. Por razões éticas os veganos são contra a exploração dos animais e do meio ambiente por meio da agropecuária. Por isso há de maneira recorrente boicotes a atividades e produtos que são contra, na visão de alguma entidade vegana, os direitos dos animais e do ambiente.

Foto: http://stephdavis.co

A história da carreira da escaladora foi documentada de maneira superficial e imprecisa por uma revista, a qual teve uma tradução bisonha para um veículo brasileiro, no final da década passada. A baixa qualidade da reportagem não causou polêmica, mas acabou apagando um pouco o interesse do público jovem na sua escalada e afastou o interesse de patrocinadores pelo seu ativismo.

Ao longo do tempo Steph Davis foi dedicando-se a outros projetos não tão relacionados à escalada o que, inevitavelmente, dispersou o interesse de patrocinadores. O livro “Learning to Fly” é um pouco da história de Steph em uma autobiografia que a própria escaladora não poupa adjetivos nem detalhes do que viveu e aprendeu.

O livro passa por acontecimentos marcantes na vida da escalada começando a aprofundar em detalhes desde o ano de 1992 quando Steph Davis decidiu abandonar a University of New Hampshire para poder dedicar-se apenas a escalar. À época começou a viajar pelos EUA a bordo de seu carro transformado em motorhome. O automóvel foi herança de seus avós: Volkswagen Jetta. Já no ano de 1995, após muita insistência afirma a autora, Davis namorou e foi morar junto com o escalador Dean Potter e adotaram a cidade de Moab, no estado de americano de Utah.

O relacionamento com Dean Potter não durou muito e no ano de 2001 o casal se separou pouco antes de Steph Davis ir para a Patagônia, em uma viagem que marcou sua carreira. Porém Potter a pediu em casamento logo que chegou da Patagônia. O relacionamento dos dois, descreve Davis, não era muito tradicional pois estavam raramente no mesmo lugar por causa de projetos de escalada distintos que os obrigavam a estarem em lugares diferentes constantemente. Esta escolha de projetos, com cada um procurando dar prioridade ao seu, foram motivos de várias brigas do casal, o que começou a deteriorar o relacionamento.

A gota d’água para o fim do casamento foi a escalada polêmica de Dean Potter no “Delicate Arch“. O arco não somente é só um dos símbolos mais conhecidos do Arches National Park, onde está situado, mas também de todo o estado do Utah e é considerado “inescalável”. A ousadia irresponsável de Dean Potter custou a perda de vários patrocínios e, consequentemente, instabilidade financeira ao casal.

O episódio não é documentado com muitos detalhes, assim como a opinião de Davis sobre escalar um monumento considerado sagrado é suprimida, o que tira um pouco do brilho que poderia ter a sua obra. O próprio Dean Potter, já separado de Steph Davis, perdeu outros patrocínios em decorrência de sua baixa percepção entre o que poderia ser revolucionário e o que era de “mau gosto”.

O livro “Learning to Fly” é uma obra com vários relatos de aventura de Steph Davis e sua maior qualidade está na decisão da autora em não afundar em metáforas de auto-ajuda como “enxergar a escalada como uma jornada da vida”, deixando que o leitor conclua por si só. A autora deixa claro que na vida cometer erros é comum, mas é necessário ter esperança e perseverança para aprender que isso é apenas parte do processo chamado vida.

Ficha Técnica

  • Título: Learning to Fly
  • Autor: Steph Davis
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 320
  • Editora: Touchstone Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.