Livro da Semana: Just for the Love of It – Cathy O’Dowd

Para quem é montanhista de carteirinha, e movido muito mais pela paixão de estar nas montanhas do que os dólares em palestras após ascensões, estar no topo do Everest é um verdadeiro êxtase.

Que o diga a montanhista sul-africana Cathy O’Dowd , que é a primeira mulher a escalar a montanha mais alta do mundo pelos dois lados, A Face Sul em 1996 e a face Norte em 1999.

Foto: http://www.linkedin.com

Foto: http://www.linkedin.com

O’Dowd em seu livro “Just For The Love of It” procura colocar no papel, os verdadeiros motivos que a levaram a escalar o Everest de duas maneiras distintas.

O mais icônico do feito é que Cathy igualou as ascensões de Edmund Hillary (Face Sul) e George Mallory (Face Norte), sendo que em 1996 ela estava na tempestade que foi considerada por muitos como das maiores tragédias no Everest e é exaustivamente descrita nos livros “No Ar Rarefeito” (Jon Krakauer), “Deixado Para Morrer” (Beck Weathers) e “A Escalada” (Anatoli Boukreev).

Just-for-the-love-of-it-2No incidente Cathy O’Dowd descreve em seu livro a agonia sofrida durante o incidente de 1996, além de desistir de chegar ao topo pela face norte em 1998 para ajudar um escaladora americana que estava morrendo e implorava para não ser deixada lá para morrer.

O livro “Just for the Love of It” é também uma grande declaração de amor às montanhas e ao montanhismo além, é claro, de ser muito auto promocional para Cathy O’Dowd que trabalha como palestrante motivacional quando não está nas montanhas.

Mas mesmo antes de qualquer auto-promoção, o livro é um relato de aventuras verdadeiras, sem muito romance ou fantasias metafóricas, e serve ainda de inspiração a toda e qualquer mulher que queira se aventurar em escaladas de alta montanha.

Ficha Técnica

Título: Just for the Love of It
Autor: Cathy O’Dowd
Edição: 1ª
Ano: 2014
Número de páginas: 272
Editora: Crux Publishing Ltd

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.