Livro da semana: “Icefall” – John All e John Balzar

Assuntos sobre sobre vivencialismo, moda na primeira década passada puxada por séries espetaculosas como Bear Grills, despertam a curiosidade de muitas pessoas. De uma certa maneria ver até que ponto um ser humano, quando chega a situações extremas consegue sair da situação adversa, serve de catarse para a vida. Por isso algumas obras literárias sobre sobrevivência possuem lugar cativo na prateleira de vários montanhistas.Icefall

No ano de 2014 o montanhista e cientista John All resolveu tentar uma escalada no Himalaia quando uma queda de uma cascata de gelo aconteceu. O americano gravou grande parte de seu drama em vídeos enquanto procurava escalar para sair daquela situação. Com a queda o escalador tinha um ombro deslocado, hemorragia interna e parte de seus corpo começando a congelar o rosto por conta das baixas temperaturas. O vídeo quando divulgado tornou-se um dos virais do ano.

IcefallNo seu histórico de “roubadas” John All coleciona outros apuros como ser perseguido por uma hiena, escapar de uma avalanche, etc. Procurando reunir todas estas histórias o montanhista escreveu seu livro “Icefall: Adventures at the Wild Edges of Our Dangerous, Changing Planet”.

O livro possui históricas tão fantásticas que algumas pessoas chegaram a levantar a hipótese de várias “liberdades artísticas” por parte do escritor. Porém todos estes apuros, ou pelo menos grande parte, tiveram cobertura da imprensa e o próprio escritor possui tudo documentado.

O livro é acima de uma obra sobre montanhismo, uma coletânea de relatos de uma pessoa com muita pouca sorte e com afinidade para momentos ruins. Há nos seus relatos um convite á reflexão e incentivo à preparação técnica para que estas roubadas sejam minimizadas.

Ficha Técnica

  • Título: Icefall: Adventures at the Wild Edges of Our Dangerous
  • Autor: John All e John Balzar
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 248
  • Editora: PublicAffairs

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.