Livro da Semana: Everest: Viagem à Montanha Abençoada – Thomaz Brandolin

livro_da_semana_thomas_brandolin

Uma das montanhas mais exploradas por obras literárias no montanhismo mundial sem dúvida é o Monte Everest.

Do alto de seus 8848m de altura acima do nível do mar, sua imponência parece desafiar desde o turista menos preparado até mesmo os mais ambiciosos montanhistas do planeta.

Foto: http://sites.ouropreto.ifmg.edu.br

Foto: http://sites.ouropreto.ifmg.edu.br

Pelo volume de interesse que desperta, há vários veículos que exploram a temporada de escalada ao seu cume de maneira indiscriminada e claramente inspirada nos tabloides de celebridades.

Procurando realizar uma obra mais séria, e menos carnavalesca, o autor Thomaz Brandolin narrou com elegância e excelência as histórias da primeira expedição brasileira ao Monte Everest em 1992.

Com riqueza de detalhes Brandolin oferece ao leitor antes de tudo uma aula de como preparar uma expedição, passando por todos os tópicos obrigatórios.

Baseado nas palavras de Thomaz Brandolin pode-se aprender o que fazer, e o que não fazer quando se deseja organizar a sério uma expedição de alta montanha.

livro_da_semana_everestO conteúdo do livro “Everest: Viagem à Montanha Abençoada” é um retrato de um montanhismo mais profissional e sério e menos comercial como é amplamente visto em sites de baixa qualidade que simplesmente exploram quase que exclusivamente o tema do Everest (e que inclusive explora seus textos indevidamente) sem ter nenhuma identidade com o esporte nem com a filosofia do montanhismo.

O grande mérito de Thomaz Brandolin em sua obra é conseguir unir informação técnica com descrições de fatos históricos com uma riqueza de conteúdo e detalhes únicos.

Por tamanha qualidade técnica o livro merece não somente ser destacado como uma obra de qualidade na língua portuguesa, mas também da literatura de montanha mundial.

Ficha Técnica

  • Título: Everest: Viagem à Montanha Abençoada
  • Autor : Thomaz Brandolin
  • Edição: 5a.
  • Ano: 2002
  • Número de páginas: 216
  • Editora: L&PM

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.