Livro da Semana: “Eiger Dreams” – Jon Krakauer

jon_krakauer

Citado por muitos montanhistas e escaladores de alta montanha que o melhor amigo na barraca, especialmente durante uma nevasca, é um bom livro.

Se existisse uma lista dos autores mais preferidos na literatura de montanha, seguramente o americano Jon Krakauer estaria entre os principais nomes.

Foto: Linda Moore

Foto: Linda Moore

Não à toa o autor já realizou obras consideradas não somente clássicas, mas também como obrigatórias para quem deseja saber mais sobre o espírito do praticante de atividades de natureza como os consagrados “Sobre Homens e Montanhas“, “Na Natureza Selvagem” e “No Ar rarefeito“(os dois últimos também viraram filmes).

O livro “Eiger Dreams” é sua primeira obra lançada, sendo na verdade uma coletânea de sua extinta coluna em uma revista mensal americana de 1982 a 1989.

Para escrever a obra “Eiger Dreams” Jon Krakauer passou um mês acampado na base do Eiger (montanha de 3.970 metros nos Alpes) com um amigo.

Nesta aventura levantou em várias oportunidades sobre o que seria mais importante em uma escalada: a diversão ou voltar vivo ao refúgio(ou campo base).

livro_da_semana_krakauerA partir desta idéia nasceu a obra “Eiger Dreams”, uma coletânea de contos e ensaios sobre a filosofia de sobrevivência e do estilo de vida de um escalador de alta montanha.

Com doze capítulos com histórias sobre montanhismo e escalada em rocha Krakauer já ensaiava na época seu estilo particular de escrita que mais tarde foi batizado de “multi-camadas” por críticos literários.

“Eiger Dreams” pode ser encarado também como vários ensaios filosóficos a respeito do esporte que convida o leitor a refletir a maneira com que encara o esporte e aspectos que o cercam.

A obra é pode ser vista como a certidão de nascimento do grande autor de livros de montanha que Krakauer é, além de ser ótimo entretenimento para quem deseja ler uma obra mais filosófica sobre montanhas, e não somente história de bravura e superação.

Infelizmente o título não foi traduzido para o idioma português ainda, existindo somente disponível em inglês.

Ficha Técnica

  • Título: Eiger Dreams
  • Autor : Jon Krakauer
  • Edição: 3a.
  • Ano: 1997
  • Número de páginas: 186
  • Editora: Anchor

Onde Comprar

http://www.amazon.com/

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.