Livro da Semana: Death Grip: A Climber’s Escape From Benzo Madness – Matt Samet

livro_da_semana_capa

Matt Samet passou quase toda a sua vida escalando, e sua história pessoal se confunde muito com a do próprio esporte.

Durante os anos 90 ele era considerado um dos melhores escaladores do estado americano do Colorado.

Foto: http://www.bookwormofedwards.com

Foto: http://www.bookwormofedwards.com

Tamanha a sua paixão pelo esporte que se tornou colaborador da revista americana Climbing Magazine, e posteriormente seu editor.

Na mesma época começou a experimentar distúrbios de depressã0 e ansiedade, que o levou a um vício de diversas drogas, em altas doses, especialmente de tranquilizantes à base de Benzodiazepina.

Benzodiazepina é uma droga ansiolítica utilizada como sedativo, hipnótico, relaxante muscular, para amnésia anterógrada e atividade anticonvulsionante.

Todo o seu envolvimento com as drogas, e o inevitável declínio no mundo outdoor foi relatado de modo emocionante no livro “Death Grip: A Climber’s Escape From Benzo Madness”.

Narrado e primeira pessoa, com riqueza de detalhes, e uma tocante história de como a compulsão e uso de drogas pode levar qualquer pessoa ao fundo do poço.

livro_da_semana_death_gripNo livro relata ainda sua convivência com as drogas ditas recreativas, outras nem tanto, até acabar por ser usuário e dependente químico de Benzodiazepina.

A motivação para o livro foi uma entrevista dada a uma revista nos EUA em 2010 (mas pessimamente traduzida para o português), o qual o próprio autor considera a semente para a obra, o qual considera mais abrangente, detalhada e completa.

Hoje Matt Samet continua a escalar, considera-se recuperado (mas não curado) e dedica-se a escrever livros de escalada.

Seu livro “Death Grip: A Climber’s Escape From Benzo Madness” é uma obra obrigatória não somente a escaladores que utilizam de substâncias psicotrópicas, mas também a toda e qualquer pessoa que necessite aprender sobre como se esquivar das armadilhas da vida.

Ficha Técnica

  • Título: Death Grip: A Climber’s Escape From Benzo Madness
  • Autor : Matt Samet
  • Edição: 1a.
  • Ano: 2013
  • Número de páginas: 320
  • Editora: St. Martin’s Press

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.