Livro da semana: “Da Lapinha a Tabuleiro” – Roger Pixixo

A Serra do Espinhaço é uma cadeia de montanhas que se estende no sentido Norte-Sul entre o estados de Minas Gerais e Bahia. Nela há trechos conhecidos dos praticantes brasileiros de trekking, como Serra do Cipó e Chapada Diamantina. Mesclando vegetação de Cerrado e Mata Atlântica, possui bonitos morros, rochedos, cânions, vales e cachoeiras.

Nela existe uma travessia das mais conhecidas do Brasil: a travessia Lapinha x Tabuleiro. A travessia é um trekking de aproximadamente 40 km que liga a vila de Lapinha da Serra (município de Santana do Riacho) e a Cachoeira do Tabuleiro (município de Conceição do Mato Dentro).

Para completar a travessia é necessário 2 a três dias e, de acordo com relatos de alguns praticantes de trekking, sua dificuldade é difícil.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Roger Pixixo (@pixixo) em

Com o objetivo de incentivar as pessoas a fazerem a travessia, além de disponibilizar informação a respeito do trajeto, o escritor Roger Pixixo publicou “Da Lapinha a Tabuleiro”.

Este é o segundo livro sobre trilhas escrito por Pixixo . Sua primeira obra, “Notas de 1634 quilômetros” contou sobre como foi seu contato com o universo outdoor e as trilhas percorridas nos primeiros anos dedicados ao ofício.

O trabalho reúne de informações colhidas em livros, sites e publicações científicas sobre a região e o trajeto. O autor procurou também incluir conversas com os moradores mais antigos do local.

A narrativa começa com uma viagem no tempo, que parte do Ciclo do Ouro (período da história brasileira em que a extração e exportação do ouro dominou a dinâmica econômica do Brasil Colônia), quando o vilarejo foi fundado. Os tropeiros criaram um caminho pela serra, mais difícil, porém mais curto, para chegar até Santana do Riacho.

Além da história, Roger Pixixo se preocupa em seu livro colocar um enfoque no presente, detalhando os atrativos naturais da região e destacando a importância da preservação.

Ficha técnica

  • Título: Da Lapinha a Tabuleiro
  • Autor: Roger Pixixo
  • Edição:
  • Ano: 2020
  • Número de páginas: 120
  • Editora: Ecopix experiências literárias

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.