Livro da semana: “Crack Climbing” – Pete Whittaker

Escalar em fendas é uma arte que poucos escaladores em rocha dominam. O estilo é tão único, que há até mesmo pessoas que se dedicam exclusivamente à modalidade. O escalador britânico Pete Whittaker é uma destas pessoas. Muito conhecido por sua parceria com Tom Randall, a qual é conhecida informalmente como Wide Boyz (rendendo alguns filmes), Whittaker também é constantemente notícia por suas escaladas arrojadas em Yosemite.

No ano de 2016, Pete Whittaker se tornou a primeira pessoa a escalar em solitário o El Capitan em apenas 24 horas. Lembrando que escalar em solitário (quando utiliza cordas, mas sem companheiro) é diferente do que escalar em estilo solo (quando não há nenhum equipamento de segurança). Nos últimos meses Pete deixou de lado suas escaladas para dedicar-se a um projeto pessoal: escrever sobre a escalada em fendas.

Foto: https://www.speakersfromtheedge.com

Nos próximos meses será o lançamento de seu novo livro: “Crack Climbing”. Neste livro, Pete baseou-se em seus vários anos de experiência para demonstrar as várias técnicas diferentes e para dar uma compreensão de quando, por que e como usá-las. “Crack Climbing” é dividido em seções, todas de fácil compreensão, sobre as técnicas para diferentes larguras de fendas, incluindo fendas de dedos, mãos e nos punhos, off width e chaminés.

Na obra, o autor parte desde o básico, incluindo o hand jam, técnica essencial no repertório de qualquer escalador de fendas, até técnicas avançadas como o sidewinder e trout tickler. Informações práticas passo a passo são complementadas com dicas e truques de Pete, juntamente com ilustrações de Alex Poyzer, além de diversas fotografias. Na obra há ainda capítulos com assuntos complementares que cobrem como usar esparadrapos, bem como o uso de equipamentos e equipamentos essenciais para a escalada em fenda.

Pete Whittaker também entrevistou alguns dos melhores escaladores de fenda do mundo para que houvesse uma pluralidade de opiniões e conselhos. Personalidades como Lynn Hill , Alex Honnold , Barbara Zangerl , Peter Croft e muito mais, também fazem parte da obra. O lançamento do livro está programado para outubro próximo.

Ficha Técnica

  • Título: Crack Climbing – Mastering the skills & techniques
  • Autor: Pete Whittaker
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Vertebrate Publishing

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.