Livro da semana: “Climbing Anchors” – John Long e Bob Gaines

John Long é notoriamente conhecido por ser o primeiro escalador a realizar uma escalada em apenas um dia na via “The Nose” no El Capitan em Yosemite. Mas nem tudo são glórias para Long, já que é seu o roteiro de um dos piores filmes hollywoodianos sobre escalada já feitos até hoje: “Risco Total” (Cliffhanger, 1993). Porém em matéria de conceitos de escalada, Long é referência, sendo autor de várias obras a respeito do assunto.

Uma das características que mais fizeram sucesso nos seus livros, foi a abordagem científica e embasada em análise de especialistas em estruturas e mecânica dos materiais. Já Bob Gaines, não há muitas conquistas no universo da escalada, mas sua paixão pelo esporte fez com que escrevesse vários livros a respeito.

Foto: Ted Distel | http://tclib.org

Juntos escreveram um manual que é considerado a bíblia das ancoragens em escalada. Considerado por universidades de montanha, cursos certificadores de guias internacionais e vários escaladores experientes, o livro “Climbing Anchors” proporciona informação completa, atualizada e fácil de entender. A obra é ilustrada com mais de 100 fotografias, além de conter várias ilustrações e tabelas comparativas.

Com o livro, o leitor saberá de maneira incontestável montar reuniões sólidas e seguras em diferentes situações reais de escalada, saberá as vantagens de uma em relação à outra, os inconvenientes de algumas possibilidades, e outras situações comuns.

Em “Climbing Anchors” é abordado a possibilidade de ancoragens naturais, entaladores passivos, friends, pitons, chapeletas, nós, reuniões em teto, instalações ideais para rapelar ou abandoar uma via, montagens de top rope. Todos os itens explicados com grande detalhe e várias explicações científicas.

Na obra, é mostrada ainda uma pesquisa profunda dos embasamentos científicos para uma boa repartição de forças e choque que sofrem os diferentes elementos da cadeia de segurança, incluindo uma análise detalhada de situações realistas com recomendações práticas para cada uma delas. Para este livro, foram realizadas testes específicos em laboratório que revelaram as resistências reais de uma instalação e os diferentes tipos de triângulo de forças e há uma comparação com a “sabedoria popular” que é propagada por escaladores erroneamente em todo o mundo.

Ficha Técnica

  • Título: Climbing Anchors
  • Autor: John Long e Bob Gaines
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2013 (primeira edição 1993)
  • Número de páginas: 144
  • Editora: Cruzpampa

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.