Misturar informação prática sobre a Pacific Crest Trail (PCT), com relatos de viagem e um pouco de biografia, é o que o livro de Bia Carvalho e Edinho Ramon, batizado de “Caminho a dois”, pretende. A obra por si só, já é uma vitória gigantesca do casal, que conseguiu juntar todo o dinheiro necessário para a elaboração, editoração e distribuição por meio de um projeto de financiamento coletivo. Foi o reconhecimento de toda comunidade outdoor brasileira ao feito do casal.
Desde o início de qualquer projeto pessoal, Bia Carvalho e Edinho Ramon mostraram-se muito talentosas para planejar suas aventuras, e com PCT não foi diferente. O talento que ambos possuem com logística, divulgação e preparação para a viagem pode ser conferido em detalhes em “Caminho a dois”. Prova disso, é que para viabilizar o livro criou um projeto de crowdfunding que arrecadou R$ 24.046 e nas pouco menos de 300 páginas, exibe diários e registros audiovisuais realizados na viagem.
Para quem quer listar os trekkings mais icônicos do mundo, seguramente haverá uma citação à Pacific Crest Trail, conhecida popularmente por PCT. A trilha se popularizou mundialmente com o sucesso do livro Wild (traduzido no Brasil como “Livre”) da escritora americana Cheryl Strayed.
Não há, entretanto, muitas obras literárias de sul-americanos que tenham feito esta trilha de longa duração. Portanto, “Caminho a dois” é muito além de uma obra bem cuidada, desde a editoração até às cores usadas na impressão, mas também um marco no universo outdoor brasileiro.
O livro mostra duas pessoas normais, que sequer querem empunhar os louros da vitória nem expressões cafonas usadas por jornalistas de grandes mídias como “enfrentou o perigo”, “a morte que aguardava próximo”, “medo extremo”, entre outras. Mesmo tendo encontrado ursos, cascavéis, o casal procurou focar grande parte do “Caminho a dois” no descobrimento sociocultural e nas reflexões pessoais a respeito da vida e da atividade outdoor. Mostrando de maneira simples e objetiva, que o universo dos esportes de natureza possui muito mais atrativos do que somente “perigos de morte”.
Autenticidade, honestidade, resiliência e, principalmente, dignidade, são as principais qualidades do livro de Bia Carvalho e Edinho Ramon. Mesmo sendo um excelente guia para quem pensa em fazer a Pacific Crest Trail, também é uma história entretenida de duas pessoas que são, acima de tudo, preparadas de maneira autêntica para qualquer atividade outdoor.
Ficha Técnica
- Título: Caminho a dois – Uma jornada pela Pacific Crest Trail
- Autor: Bia Carvalho e Edinho Ramon
- Edição: 1ª
- Ano: 2019
- Número de páginas: 290
- Editora: Sua Casa é o Mundo
O livro está disponível em caminhoadois.com.br