Livro da Semana: “Beyond Limits” – Steve McClure

A literatura biografia é um gênero literário em que o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas numa abordagem, muitas vezes, de um ponto de vista crítico e não apenas historiográfico.

Foto: https://www.thebmc.co.uk

Foto: https://www.thebmc.co.uk

Na literatura de montanha este tipo de abordagem é bastante comum, especialmente quando personalidades decidem contar todas as aventuras pelas quais viveu no decorrer da vida.

O britânico Steve McClure é considerado um dos melhores escaladores em rocha do mundo, tendo realizado ascensões em vias de grau 12a brasileiro (9a+ francês).

beyond-limits-1O escalador decidiu então escrever sobre sua vida em um livro autobiográfico que narra desde as suas primeiras escaladas em arenito em North York Moors até suas mais icônicas ascensões que marcaram a história do esporte na Inglaterra.

Introduzido à escalada pelos seus pais desde pequeno, Steve rapidamente progrediu na escalada desenvolvendo uma fascinação pela dificuldades de técnicas e movimentos, chegando rapidamente a escalar em alto nível.

Invariavelmente o livro “Beyond Limits” é bastante centrado no que o autor fez como escalador, e não se aprofunda muito no aspecto social de sua história. Assim fatos como: relacionamentos, brigas, ideologias e estilos ficam em segundo plano sendo abordados de maneira superficial.

A obra inteira é voltada para divulgar o qual intenso, e dedicado, é o autor com a escalada e seu desempenho, o que neste aspecto oferece ao livro tons de literatura motivacional.

Ficha Técnica

  • Título: Beyond Limits – A life through climbing
  • Autor: Steve McClure
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Vertebrate Publishing

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.