Não há nenhuma pessoa que após subir uma montanha, não importando a sua altura, não tenha sentido que sua vida tenha ficado marcada por uma linha que devide em antes e depois. Por isso somente quem vivencia este tipo de sensação saberá, com exatidão, a sensação de prazer e liberdade de ter chegado ao cume. Este sentimento é único.
Exatamente isso que aconteceu com Adelson Carneiro, um professor de educação física e um atleta ainda em atividade, que decidiu escalar o Aconcágua. Dentre os seus feitos mais notáveis, e que gosta de listar, está o impressionante fato de ter corrido 44 maratonas, participado de três Ironman e ser o atual campeão de Aquathlon. No Brasil uma competição de Aquathlon muito comum tem as distâncias de 500 m de natação e 3 km de corrida. Entretanto um mundial de Aquathlon é composto por 2,5 km de corrida e 1 km de natação.
Com tanta experiência e conquistas na carreira é até curioso ver que Carneiro optou por escalar o Aconcágua, já que a atividade em nada é ligada ao esporte que praticava. O fruto desta experiência virou o livro “Atraído pela Montanha”.
A obra, que utiliza narração em primeira pessoa, conta como foi sua aventura além de, por possuir prestígio com atletas de renome, vários relatos de personalidades como Waldemar Niclevicz, Beto Pandiani e Andre Homem de Mello. Há de se destacar também que a escolha de Adelson de escalar o Aconcágua foi pessoal e em nenhum momento para ser um trampolim para transformar-se em “montanhista de palco”.
“Atraído pela Montanha” traz detalhes da escolha da montanha, sua preparação física e psicológica para o desafio e suas memórias da realidade vivida no campo base da montanha mais alta das Américas.
Seu objetivo era escalar o Aconcágua pelo Glaciar de los Polacos, quando Adelson Carneiro vivenciou uma grande descoberta de si mesmo com um desfecho, segundo ele mesmo afirma no livro, inesperado e que para sempre ficará em sua memória.
Ficha Técnica
- Título: Atraído pela Montanha – No Limiar da Conquista
- Autor: Adelson Carneiro
- Edição: 1ª
- Ano: 2016
- Número de páginas: 224
- Editora: Editora Nova Consciência