Livro da Semana: “Atraído pela Montanha” – Adelson Carneiro

Não há nenhuma pessoa que após subir uma montanha, não importando a sua altura, não tenha sentido que sua vida tenha ficado marcada por uma linha que devide em antes e depois. Por isso somente quem vivencia este tipo de sensação saberá, com exatidão, a sensação de prazer e liberdade de ter chegado ao cume. Este sentimento é único.

Exatamente isso que aconteceu com Adelson Carneiro, um professor de educação física e um atleta ainda em atividade, que decidiu escalar o Aconcágua. Dentre os seus feitos mais notáveis, e que gosta de listar, está o impressionante fato de ter corrido 44 maratonas, participado de três Ironman e ser o atual campeão de Aquathlon. No Brasil uma competição de Aquathlon muito comum tem as distâncias de 500 m de natação e 3 km de corrida. Entretanto um mundial de Aquathlon é composto por 2,5 km de corrida e 1 km de natação.

Com tanta experiência e conquistas na carreira é até curioso ver que Carneiro optou por escalar o Aconcágua, já que a atividade em nada é ligada ao esporte que praticava. O fruto desta experiência virou o livro “Atraído pela Montanha”.

A obra, que utiliza narração em primeira pessoa, conta como foi sua aventura além de, por possuir prestígio com atletas de renome, vários relatos de personalidades como Waldemar Niclevicz, Beto Pandiani Andre Homem de Mello. Há de se destacar também que a escolha de Adelson de escalar o Aconcágua foi pessoal e em nenhum momento para ser um trampolim para transformar-se em “montanhista de palco”.

“Atraído pela Montanha” traz detalhes da escolha da montanha, sua preparação física e psicológica para o desafio e suas memórias da realidade vivida no campo base da montanha mais alta das Américas.

Seu objetivo era escalar o Aconcágua pelo Glaciar de los Polacos, quando Adelson Carneiro vivenciou uma grande descoberta de si mesmo com um desfecho, segundo ele mesmo afirma no livro, inesperado e que para sempre ficará em sua memória.

Ficha Técnica

  • Título: Atraído pela Montanha – No Limiar da Conquista
  • Autor: Adelson Carneiro
  • Edição:
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 224
  • EditoraEditora Nova Consciência

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.