Livro da Semana: “AO Book” – Adam Ondra

Publicar uma biografia aos 26 anos de idade pode parecer muito precoce para a maioria da sociedade. Mas quando de trata de Adam Ondra, o maior escalador esportivo da atualidade e, talvez, da história do esporte, é a consequência de uma carreira recheada de feitos extraordinários.

Descrito em 2013 como um prodígio e o principal escalador de sua geração, Ondra é o único atleta do sexo masculino que ganhou títulos do Campeonato Mundial em ambas as disciplinas no mesmo ano (2014).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Adam Ondra (@adam.ondra) em

Na semana passada, Adam Ondra publicou seu primeiro livro, “AO Book”, o qual mapeia os últimos dois anos de sua carreira. O livro contém uma série de fotos inéditas (tiradas por Barnard Gimenez e Lukas Biba) de suas escaladas, documentando não somente o esporte, mas também seu estilo de vida. Todas as páginas são acompanhadas por textos autênticos de Adam Ondra apresentando ao público que admira seu trabalho sua filosofia de vida e em como encara o esporte. No livro, várias de suas viagens estão documentadas, incluindo a que fez para Valle de Los Condores, no Chile, considerado um dos melhores, senão o melhor, local de escalada da América do Sul.

O texto também aborda os aspectos do estilo de vida de Adam, assim como suas memórias de infância, viagens de escalada ou a importância de voltar para casa, para sua família. Adam Ondra começou a escalar aos 6 anos de idade e, para espanto de muitos, aos 13 já escalava vias com dificuldade 9a francês (11c brasileiro). De acordo com um levantamento feito pela mídia especializada em novembro de 2018, Ondra já escalou mais de 1.500 vias com graduação entre 8a e 9c francês (9c a 12c brasileiro). Deste montante, as vias graduadas como 9a+ francês (12 brasileiro), Adam Ondra já escalou mais de 40 vias.

Nas competições de escalada, desde muito jovem Adam Ondra já conseguia se destacar. Ao contrário do que muito escalador que se auto intitula “purista” (possui aversão às competições de escalada), o jovem escalador tcheco é dedicado à temporada de competições e não esconde de ninguém que seu grande sonho é participar das Olimpíadas. Prova disso é que 2009, aos 16 anos, Ondra competiu pela primeira vez na Copa do Mundo de Escalada, vencendo à frente do espanhol Patxi Usobiaga e do japonês Sachi Amma.

O livro “AO Book” tem data de lançamento para dezembro de 2019 e parece uma obra ideal para qualquer casa de escalador, sede de clube de montanhismo e, claro, locais especializados em hospedagem de praticantes de montanhismo e escalada.

Ficha técnica

  • Título: AO Book
  • Autor: Adam Ondra
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 223
  • Editora: Editoria própria do Autor

A pré-venda do livro está disponível: https://www.amazon.de

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.