Livro da semana: “Alpinismo: La Saga de los Inventos” – Gilles Modica

Chama-se invenção o ato de criar uma nova tecnologia, processo, objeto ou sistema de relações, aperfeiçoando tecnologias, processos e objetos preexistentes. Portanto inventar para subir uma montanha, para facilitar uma escalada ou mesmo para conseguir livrar-se de uma situação incômoda. Tudo isso foram as motivações das invenções que vários montanhistas e escaladores procuraram desenvolver para aperfeiçoar suas escaladas.

A história do alpinismo e da escalada está ligada intimamente com as ferramentas e técnicas que acompanham a conquistas da altitude. Estes “brinquedinhos mágicos” vão desde um pequeno truque de improvisação até o material ergonômico, engenhoso e sofisticado.

Algumas perguntas povoam as mentes de quem começa no esporte e até mesmo os mais experientes (mas com pouco conhecimento de história): Como eram as ferramentas de Horace Bénédict de Saussure, o pai do alpinismo, em 1787 para a conquista do Mont Blanc? Como começou a técnica de encordamento em glaciares? Como a escalada em rocha começou a se desenvolver? Quem foi que desenvolveu os primeiros crampons? Qual foi a polêmica em torno do uso do piton?

O livro do escritor francês Gilles Modica, “Alpinismo: La Saga de los Inventos”, tem o objetivo de reconstruir a história do esporte e o impacto que cada uma das invenções e equipamentos teve na prática da atividade. Uma listagem enorme de artesãos, engenheiros e designers que transformaram a prática do montanhismo e escalada. Modica é especializado em história do montanhismo e exploração. A obra é uma das cinco que já escreveu e é considerado um dos maiores historiadores do montanhismo da atualidade.

Gilles foi alpinista de alto nível de 1985 a 1990 e é membro do grupo de Alta Montanha da França. Já realizou várias ascensões ao maciço do Mont Blanc, além de vários big walls em Yosemite.

Ficha Técnica

  • Título:Alpinismo: La Saga de los Inventos
  • Autor: Gilles Modica
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Editora Desnivel

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.