Livro da Semana: “Alpine Warriors” – Bernadette McDonald

Apostar em histórias de pessoas que fizeram a diferença dentro da própria comunidade é sempre garantia de entretenimento a leitores, não importa qual o gênero escrito.

Por algum motivo dentro de nossa psiquê nos consideramos dentro de algum tipo de minoria, e ter contato com pessoas que mesmo em lugares sem tradição em qualquer esporte, ou que reina o “complexo de vira-lata”, inspira a superar-nos palavra a palavra.freedom-climbers-autora

O livro escrito por Bernadette McDonald, especializada em literatura de montanha, “Alpine Warriors” conta a história de alpinistas da antiga Iugoslávia (até 2006 um conjunto de diversas entidades políticas, que variaram ao longo do tempo, situadas na região dos Bálcãs).

Pela sua obra, McDonald obteve o prêmio máximo de literatura do Banff Mountain Festival (Mountaineering History at the Banff Mountain Book Competition).

No livro é contata a história em um ambiente da Iugoslávia que ainda tentava gerenciar seu envolvimento da Segunda Guerra Mundial quando alemães invadiram o país em 1941, e o estado da Eslovênia foi repartido entre Alemanha, Hungria e Itália.

Assim em “Alpine Warriors” expõe de maneira rica o desejo e luxúria que faz com que escaladores se sujeitem a riscos extremos e irem a lugares inóspitos, e mesmo com um contexto histórico problemático, McDonald procura se afastar ao máximo da temática polícia focando apenas nos personagens e seus desejos.

Alpine-warriors-1No livro também é levantada a questão do porque tantos escaladores eslovenos se destacaram ao longo dos anos enquanto seu país ainda lutava pela soberania, descrevendo como praticamente todo cidadão do país se sentiram obrigados a escalar a montanha mais alta da Eslovênia ao menos uma vez na vida (mesmo sem braços ou pernas).

Montanhistas eslovenos como Tomaž Humar, Tomo Cesen, Marko Prezelj e Silvo Karo, entre muitos outros, reescreveram a história do alpinismo de seu país, e também mundial, são homenageados na obra de Bernadette McDonald de tal maneira que o livro funciona como um poema a todos.

“Alpine Warriors” é, antes de um documento histórico, um livro inspirador, não somente para montanhistas, mas para entender que a identidade de um povo pode ser contextualizada por um esporte.

Mesmo tendo sido lançado recentemente é um item obrigatório na biblioteca de qualquer entidade de classe que representa montanhistas.

Ficha Técnica

  • Título: Alpine Warriors
  • Autor : Bernadette McDonald
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 336
  • Editora :  Rocky Mountain Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.