LIvro da Semana: “Alone on the Wall” – Alex Honnold

Existe uma regra não escrita, mas que todos publicitários seguem à risca é a de que quando alguém alcança o sucesso significa uma oportunidade de explorar ao máximo sua notoriedade.

Este tipo de regra vale para todas as áreas, e o montanhismo não poderia ser diferente.

Aproveitando todo o “hype” que foi gerado em torno de seu nome o escalador americano Alex Honnold aproveitou para lançar um livro sobre suas memórias e pensamentos.alex-honnold-brasil-2

Como não tem cacoete de escritor, pediu ajuda a David Roberts, para que organizasse todos os pensamentos que ele tivesse, e assim lançar o livro “Alone in the Wall”, uma obra autobiográfica que narra mais detalhes daqueles já contados no filme homônimo que o projetou ao estrelato do universo outdoor.

Considerado por muitos como um fenômeno, Honnold no auge de seus 30 anos procura sempre empurrar os limites da escalada em solo a um nível nunca antes realizado.

O livro “Alone in The Wall” relata os seve maiores desafios vencidos por ele que o fizeram o atual maior astro da escalada dos EUA, que incluem solar Sendero Luminoso no México, e realizar a Fitz Transverse na Patagônia.

alone-in-the-wall-1Dentro de cada história há ainda boa parte de pensamento reflexivos e introspectivos de Honnold, que entrega mais sobre sua personalidade do que os próprios feitos de escalada (já documentados por meios de comunicação diga-se).

A ajuda de David Roberts se justifica com a pontuação de opiniões de outros escaladores sobre Alex e o estilo adotado por ele.

Como grande parte do livro foi o próprio Alex Honnold que escreveu, muito da linguagem utilizada por ele também reflete o meio que vive, sendo recheada de gírias, expressões comuns de escalador e palavras típicas de quem praticamente mora em Yosemite.

Este tipo de opção do autor pode fazer com que o livro não seja interessante a quem não seja familiar aos termos, nem ao esporte.

Entretanto para quem é fã de carteirinha do escalador, é uma boa opção para complementar todas as reportagens já escrita sobre seus feitos, além dos filmes realizados.

Ficha Técnica

  • Título: Alone on the Wall
  • Autor: Alex Honnold e David Roberts
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 256
  • Editora: W. W. Norton & Company

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.