Livro da Semana: “8.000+” – Ueli Steck

Neste ano de 2017 uma fatalidade no Nupste (7.861 m), montanha a 2 km do Everest, a carreira brilhante de Ueli Steck foi abreviada. A notícia de sua morte abalou o mundo do montanhismo, que acordou atônito no dia 30 de abril.

Considerado por toda a comunidade de montanha em todo o mundo como um alpinista de vanguarda, destacando-se suas escaladas e filosofia particular, o montanhista suíço é desde sempre uma lenda. A cominação de seus projetos que continham dificuldade extrema e velocidade, era sua marca registrada.

O legado deixado por Ueli Steck é tão imenso que tentar listar em um único artigo é um esforço inútil. Da mesma maneira que tentar mensurar o gigantismo de ícones esportivos como Pelé, Michael Jordan, Maradona, Zico, etc, listar em artigos resumindo apenas dados e números de suas carreiras é quase um desrespeito.

Uma excelente maneira de imergir na personalidade do alpinista suíço e seu livro, escrito em colaboração com Karin Steinbach, é talvez a melhor opção. A obra batizada de “8.000+” conta detalhes de suas conquistas como, por exemplo, a pressão sofrida por patrocinadores e veículos de mídia para concretizar suas conquistas.

Paralelamente Ueli Steck conta sem seu livro detalhes de suas ascensões nas montanhas de 8.000 (que inclusive batiza o livro).

Na obra também estão passagens dramáticas que marcaram sua carreira como o “incidente” de 2013, quando protagonizou com Simone Moro a revolta dos Sherpas e, por conta disso, enfrentou a fúria das agências de turismo que exploram o turismo farofeiro do Everest.

No livro também mostra como a personalidade forte e sua tenacidade fizeram com que os críticos s calassem e, consequentemente, confirmasse sua condição de grande nome do montanhismo mundial.

Ficha Técnica

  • Título: 8.000+
  • Autor: Ueli Steck e Karin Steinbach
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2012
  • Número de páginas: 267
  • Editora: Malik

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.