“Lista negra” da escalada – a solução?

Recebi algumas mensagens (via blog e e-mail) sugerindo uma “lista negra” contendo os nomes dos escaladores que sempre costumam desrespeitar os locais de escalada, a ética local, compromisso com a escalada e etc.

Sou a favor.

Porém……

Imagine que há um escalador com o nome na lista.

E aí? O cara vai deixar de fazer atrocidades por causa de possuir um nome em uma lista de puzilânimes.

Com certeza que não.

Pessoas assim não possui moral, pois com certeza não tem a consciência de que vive em uma sociedade. Se esconde atrás de exemplos estapafúrdios, para justificar suas asneiras.

Não teve, por algum motivo, o mínimo de educação quando estava na idade de formação de caráter.

Na minha opinião pessoas assim não tem moral. Não possuem caráter, e não vão respeitar nada nunca.

Somente se tiveram uma punição severa e exemplar

Uma punição figurativa como “colocar o nome na lista” parece uma punição de colégio infelizmente. Alguém com “nome sujo”, não vai deixar de ir a um lugar como a “Serra do Cipó” e ser barrado de escalar. Mesmo sendo pego fazendo sujeira, ou danificando uma via de escalada.

Basta ser “amiguinho” para todo mundo perdoar.

Vai continuar ficando em pousadas, vai pedir desconto (mesmo não precisando) em lojas de materiais, abrigos e etc. Mesmo que aqui alguém diga o que pensa na cara da pessoa, haverá muitos outros que acharão “de boa” a pessoa e o ciclo continua.

Mesmo que exista uma “lista negra”, em um país que culturalmente temos vergonha (e criticamos) quem vive a filosofia “deixa pra lá….”, seria inócuo.

Infelizmente.

Como não há uma punição de verdade, quem não tem ética, moral, caráter, berço e educação vai continuar fazendo o que sempre faz. Passear em todos os lugares sem respeitar nada. Afinal sempre estão acostumados a viver a vida com toda a impunidade que já existe.

A “lista negra” deve existir no boca a boca mesmo.

Nao coloco o nome de quem fica sujando por aí, por conselhos de meu advogado. Não é de hoje que muita gente se esconde através de processos para continuar fazendo coisas erradas.

Mas assim que alguém pedir em mensagem, eu sempre escrevo os nomes de quem sei que adora fazer sujeira por aí.

Afinal falar “in off” não gera processo.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.