Ligações entre nutrição e montanhismo

Confira as ligações entre nutrição e montanhismo. Algumas das peculiaridades na alimentação específica para o caso da escalada e escaladores, esporte onde a incidência do peso corporal tem papel relevante.

Nutrição e montanhismo: qual é a relevância?

Ter um peso corporal o mais baixo possível, nos parâmetros considerados saudáveis, para a atividade realizada, tem um impacto substancial nos valores que expressam os principais fatores de desempenho físico de muitas disciplinas.

Em modalidades como a longa e meia distância, onde o consumo máximo de oxigênio é um parâmetro a se ter em conta, valores de peso reduzidos permitirão uma expressão verdadeiramente determinante da performance. O oxigênio relativo ao peso, medido em mililitros de oxigênio que pode ser utilizado para cada quilo de peso corporal em cada minuto de exercício.

Logo, duas pessoas que pesam diferentemente apresentarão valores distintos em favor da menos pesada. Por isso, é comum ver atletas muito magros neste tipo de disciplina. Enquanto em alguns esportes (como os de combate) o equilíbrio com a balança não é tão relevante.

Ginastas e escaladores, por exemplo, tendem a se beneficiarem da resistência oferecida pela gravidade quando em boa forma.

O que os esportes dizem sobre a pesagem?

Nos esportes de alto rendimento, é comum ver atletas com dois tipos de peso durante um período do ano: o peso de treinamento e da competição.

Em suma, no treinamento seria aquele em que se está ou pode permanecer a maioria do tempo, usado nos períodos da preparação para atingir a condição física ideal para uma luta ou campeonato.

Por outro lado, o da competição é ao longo do processo de treinamento, afunilando para o momento em que é hora de expressar o melhor desempenho possível, na grande batalha.

Nutrição e montanhismo: e qual é o peso ideal?

O peso ideal a ser alcançado por um escalador é altamente variável e depende de cada um e, mais particularmente, do seu somatótipo. Isto é, a endomorfia (gordura corporal), mesomorfia (predominância da musculatura esquelética) e a ectomorfia (correspondente à linearidade do corpo). Ou seja, será muito difícil determinar se não via uma análise minuciosa dos componentes corporais.

Em todo caso, segundo informações divulgadas no Barrabes.com, o peso corporal está relacionado com todos os componentes do corpo (60% água e 40% matéria sólida). Dentro disso, os 40% são divididos em 22% proteína, 14% de gordura e 4% minerais.

Para tal, já conhecendo o peso ideal, os atletas seguem um programa de emagrecimento para controlar o nível de desempenho por testes padronizados. No fim, o objetivo que todos devemos sempre estar atentos são: prevenção da hipoglicemia, desidratação e a perda de massa muscular.

O treinamento com peso acima em comparação as épocas competitivas são justamente para manter essa camada extra que evite queda dos três fatores citados nos treinamentos. Puxando para os escaladores, esta prática de culto ao corpo, ajudará a aprimorar suas qualidades ao máximo de expressão.

Afinal, como controlar essa ingestão de alimentos?

Nutricionista, personal… profissionais competentes neste auxílio. Pegue como exemplo essa lógica: se está de folga, deve comer menos, pois gastará menos.

Em contrapartida, nos dias de treino ou competição, o aumento de refeições e lanches será maior para repor partes do seu corpo em necessidade. No geral, esta é uma base para se apoiar:

  • 50% das calorias na forma de carboidratos
  • 30% de calorias na forma de gordura
  • 20% de calorias na forma de proteína

Portando, para obter o melhor do seu corpo nas escaladas, trekking, qualquer atividade relacionada ao montanhismo, segue abaixo alguns lembretes para se olhar diariamente.

  • Durante o treino, é fundamental uma reidratação correta e abundante;
  • Logo após o treino, durante a primeira meia hora, é fundamental a ingestão de alimentos de rápida reposição das reservas energéticas. Isso te dará a manutenção energética para treinar nos outros dias da semana;
  • Depois da primeira meia hora, e nas duas horas seguintes à atividade, é fundamental também ingerir alimentos que garantirão a reposição gradual das reservas energéticas a médio prazo, contribuindo no reparo dos tecidos danificados;
  • Por fim, nos dias seguintes, continue com a dieta saudável, controlando as quantidades ingeridas para manter os valores de peso adequados;

Foto destaque: Jonathan Kemper /Unsplash

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.