Liberdade x Libertinagem

Quando eu era adolescente muitos professores brigavam com a bagunça da turma dizendo que as “crianças” confundiam muito liberdade com libertinagem. Isso tudo lembrando que nesta época existia uma disciplina chamada “Educação Moral e Cívica”, que tinha aulas sobre diversos temas de cidadania, educação com o próximo, respeito à pátria, boas maneiras socais, e principalmente Direitos e Deveres.

Todos temos direitos democráticos. O que é lindo e maravilhoso viver em um país livre. Porém uma galerinha histérica e ignóbil esquece que há também deveres a serem cumpridos. A frase é batida, mas ainda vale: O seu direito acaba onde começa o do próximo.

É assombroso como algumas pessoas esquecem disso, especialmente quando adoram mostras desrespeito com o próximo, e suas opiniões.

Embora eu não concorde com muitas das coisas que meus amigos, ou até mesmo desafetos, ainda assim sei que a opinião deles é um direito deles. Para exemplificar mais cristalinamente, se eu não gostar de música sertaneja(e eu odeio) não tenho direito NENHUM de agredir alguém que gosta. Seja com palavras, seja tentando desfazer de sua pessoa. Eu não sou melhor ou pior que ninguém somente por achar a minha música preferida melhor, ou pior, que de alguém.

Isso infelizmente é questão de berço. Geralmente quem é mimado, e nunca há uma punição para comportamentos inapropriados com o próximo.

Da mesma maneira, quando alguém emite uma opinião, e eu não concorde, não tenho o direito de agredi-lo por não concordar. Para cristalizar mais ainda o quanto hoje há pessoas intolerantes e sem civilidade nenhuma basta ver como se comporta quando um fato simples como futebol vira praça de guerra e discussão entre as pessoas que gostam de futebol.

Apenas porque outra pessoa gosta de outro time diferente do seu alguns desprovidos de um mínimo de civilidade se sentem no direito de agredir quem for simpatizando do time adversário. Precisa dizer que é injustificável? Acredito que não.

E assim como aconteceu no futebol, que ninguém mais quer ir ao estádio porque é violento, as pessoas que sempre tinham algo a contribuir para se debater uma foram prejudicadas pelos desiquilibrados de plantão. Isso porque indivíduos munidos de uma necessidade de aparecer e dono de uma opinião abjeta e vazia insistem em fazer muito barulho a respeito de nada.

Apenas para que estas mesmas pessoas não tenham vozes de exercer o direito de ter uma opinião. No blog não aceito mais comentários de pessoas anônimas por este motivo. O volume de mensagens de pessoas desequilibradas e com um tom agressivo muito acima do normal chegou ao cúmulo de ofensas pessoais de minha vida pessoal e privada. O que, gostem as pessoas ou não: não é da conta de ninguém o que faço da minha vida. Cada um tem a sua para cuidar.

Pois bem, estes desequilibrados, histéricos, aloprados e carentes de atenção conseguiram que muitos blogs bloqueassem mensagens, e alguns sites de escalada também cortaram os cometários. Claro que os histéricos ficaram confundindo isso com ditadura e etc. Toda vez que alguma pessoa sem noção abusa da paciência de outrem todos pagam o preço disso. Ditadura é alguém não querer respeitar seu direito, e não de acabar com a felicidade dos agitadores e criadores de casos. É direito de todos poderem emitir a sua opinião, concordo e luto por isso. Mas é dever de todos também saber colocar em toda a sua opinião o respeito ao próximo, usar o “desconfiômetro” e deixar a histeria para gritar com quem agüente isso. Por qualquer que seja o motivo.

Não custa repetir: enquanto uma minoria desprovida de comportamento civilizado estiver por aí na frente do computador a fim de causar confusão e ofender tudo e a todos em blogs, sites de notícias, colunistas e assim por diante, a maioria vai ficar prejudicada sim. Pois ninguém mantém um blog para ficar a todo dia recebendo ofensas sem o menor propósito a não ser a agressão barata e injustificável. O mesmo ocorre com os sites de notícias, listas de discussões e assim por diante.

Como se comportar quando alguma coisa não lhe agrada? Se coloque no lugar da outra pessoa, e veja se você iria gostar de ser ofendido na intensidade que está querendo. Afinal, o seu direito de ser respeitado acaba quando você desrespeita alguém.

There is one comment

  1. Felipe Barbosa

    Parabéns Luciano, Educação moral e Civil e o que já não se tem mais na escola e está fazendo muita falta para a grande maioria de pessoas que se debruçam na sinceridade para cometerem o absurdo da falta de educação!Adamaste,Felipe Barbosahttp://rocktripresende.blogspot.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.