Levantamento do Google mostra que interesse por esportes ao ar livre cresceu na pandemia

O ano de 2020, o qual foi marcado por quarentenas e medidas de afastamento social em decorrência da pandemia de COVID-19, fez com que os brasileiros aumentassem o interesse em atividades físicas, em especial as individuais ou as que tem contato com a natureza. A conclusão é do Google, que registrou alta nas buscas por termos relacionados ao esporte.

O Google, junto da consultoria Sport Track, realizou uma pesquisa com 2.000 brasileiros entre os dias 24 e 26 de novembro de 2020. Com os dados obtidos, o Google fez cruzamento ente eles e concluiu que o brasileiro demonstrou um maior interesse pelo esporte, especialmente aqueles individuais e em contato com a natureza.

google

Foto: http://cancamusic.com

As buscas por exercícios em casa cresceram duas vezes, com aumento de interesse por Ciclismo (+144%) e Natação (+230%). Segundo a Sport Track, 39% dos usuários afirmaram ter começado a praticar alguma modalidade esportiva nova no período de pandemia, com destaque para caminhada com 23%, corrida com 18% e bicicleta com 10%.

A porcentagem dos que declaram praticar esportes cresceu de 58% em 2018 para 69% em 2020. Segundo a Sport Track, 39% declararam ter começado a praticar algum esporte novo no período de pandemia. Buscas por meditação e mindfulness cresceram mais de 113% no Google.

O estudo mostrou que 41% dos brasileiros preferem se exercitar ao ar livre e 23% e buscam artigos para atividades outdoor. Esportes individuais, como surf e skate foram os campeões de busca na ferramenta do Google com crescimento de, respectivamente, 672% e 550%,.

Segundo a pesquisa, as modalidades que mais tiveram crescimento de interesse foram

  • Vôlei41% de menções, contra 26% no último levantamento
  • Basquete 21%, contra 8% no último levantamento
  • Natação16%, contra 12% no último levantamento
google

Foto: https://sites.psu.edu

Já em relação à prática de esportes ao ar livre, a caminhada assumiu a dianteira, com 30% das respostas, destronando o futebol, em segundo lugar com 29%. A lista ainda tem a corrida com 23%, musculação com 16% e ciclismo com 11%.

O desejo de estar perto da natureza, que já era uma tendência, ganhou ainda mais relevância. O estudo do Google mostrou que 41% dos brasileiros se exercitam ao ar livre e 23% buscam artigos para atividades outdoor. Um a cada quatro pessoas pesquisadas disseram que usam produtos esportivos no dia a dia, não só no treino.

Para quem explora a indústria dos esportes outdoor a conclusão do estudo serve de alerta para uma revisão da estratégias de marketing apenas baseada em vídeos de YouTube com poucas visualizações e desprestígio de outras mídias e conteúdos de qualidade. A declaração do José Melchert, responsável por negócios para Varejo do Google Brasil serve ainda de aviso para os lojistas e fabricantes de equipamentos outdoor no Brasil, os quais historicamente se esquivam de anunciar ou promover suas marcas.

“Essa relação mais plural com os esportes é o momento para as marcas e varejistas expandirem os seus portfólios e relação com os consumidores, oferecendo produtos, conteúdos e experiências que fomentem as novas paixões e práticas dos brasileiros. Elas têm um papel em ajudar os brasileiros a inserir exercícios e esportes em suas rotinas, seja indoor ou outdoor, promovendo bem estar e qualidade de vida”, finalizou José Melchert.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.