Faz parte da realidade de todo escalador lesionar-se.
Considero lesão desde um corte profundo por alguma queda, ou até mesmo rompimento de polia do dedo.
Pessoalmente não sou adepto da musculação para a escalada. Ainda faço parte do time que acredita que o melhor treinamento para escalar, ainda é sempre escalar. Não sou contra fazer outras coisas para ajudar na escalada. Musculação, corrida, pilates, meditação, namoro, férias, etc. Tudo vale para melhorar corpo e mente.
A empresa North Face publicou um vídeo do escalador Matt Segal se recuperando de uma lesão e como está sendo seu treinamento. Maioria dele baseado na musculação (pelo jeito seu staff nunca ouviu falar de fisioterapia)
Confira o vídeo abaixo:
Working past Injury with Matt Segal from john dickey on Vimeo.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha, México e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias. Em 2018 foi o único latino-americano a cobrir a estreia da escalada nos Jogos Olímpicos da Juventude e tornou-se o primeiro cronista esportivo sobre escalada do Jornal esportivo Lance! e Rádio Poliesportiva.