Lenda do estilo Big Wall falece de câncer nos EUA

Faleceu no início da tarde de hoje o escalador americano Tom Frost, de 81 anos de idade, em decorrência de uma longa batalha contra um câncer. Frost foi um dos primeiros especialistas em Big Wall (estilo que exige que durma pendurado na parede) de Yosemite que realizou importantes e icônicas primeiras ascensões nas principais vias do local.

Nascido em Hollywood em 1937, Tom Frost era membro do Stanford Alpine Club, quando frequentou a universidade onde estudou engenharia mecânica e formou-se em 1958. Já formado, sua carreira de escalada começou. Junto com Kat Pinnacle e Yvon Chouinard, no ano de 1959, fez a primeira ascensão da via “Kat Pinnacle”, uma linha com quase 1.000 somente de parede. No ano de 1960 fez a ascensão, em artificial, da via “The Nose”, junto com Royal Robbins, Chuck Pratt e Joe Fitschen.

Nos anos 1960, Tom Frost fez várias ascensões histórias, sendo ele das pessoas que desenvolveram os principais conceitos de Big Wall existentes até hoje. Das mais históricas, dentre as mais lembradas, está via “North America Wall”, aclamada como a via mais difícil do mundo na época.

No final dos anos 1960, Frost e Chouinard começaram a projetar equipamentos de escalada no gelo, como um martelo alpino com uma piqueta. Posteriormente, por causa das inovações que realizou junto com Chouinard fundou a Great Pacific Iron Works e da Chouinard, Ltd. Ele inventou o piton do tamanho de um selo postal chamado RURP. Ambas as empresas foram o embrião para duas das maiores marcas do universo do montanhismo: Patagonia e Black Diamond.

No ano de 1997, a Tom Frost entrou com uma ação contra o National Park Service para salvar o Camp 4 e convenceu o American Alpine Club a apoia-lo no processo. O esforço foi bem-sucedido e o Camp 4 foi listado no Registro Nacional de Lugares Históricos.

Dentre os escaladores que lamentaram o acontecimento está Alex Honnold, que declarou “Tom provou ser um ótimo exemplo de como fazer isso da maneira certa”.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.