Lavagem de roupas outdoor: Por que o algodão encolhe na secadora?

Você já deve ter percebido que algodão encolhe na secadora. A explicação disso passa por entender o tipo de fibra têxtil de um tecido e suas características.

Ao comprar uma roupa, seja ela social, fashion ou outdoor, há necessariamente a utilização de fibras têxteis (que é fio que é usado para fazer tecidos). Portanto, as fibras têxteis são o elemento fundamental de todo tecido, seja ele técnico ou não.

Conforme explicado em um artigo na Revista Blog de Escalda, existem vários tipos de fibras utilizadas na indústria têxtil. Em relação à sua origem, as fibras têxteis podem ser de três tipos: naturais, artificiais ou sintéticas.

  • Fibras têxteis de origem natural: Representam 40% das fibras têxteis utilizadas no mundo. São encontradas na natureza sob a forma de filamentos e são provenientes de animais e plantas. São classificadas em dois subgrupos: de origem animal (lã de ovelha, alpaca, vicunha, caxemira e camelo) e vegetal (algodão).
  • Fibras têxteis artificiais: Produzidas pelo ser humano a partir de fibras naturais, geralmente celulose, através de simples transformações químicas. São exemplos rayon, viscose, cupro e acetato.
  • Fibras têxteis de origem sintética: As fibras sintéticas são também obtidas pelo ser humano por meio de processos complexos de síntese utilizando matérias-primas que raramente estão disponíveis na natureza. São Exemplos nylon, as fibras de poliéster e as fibras acrílicas.

É relativamente raro que tecidos sejam feitos com 100% de uma fibra têxtil, porém existem. Em termos de indústria têxtil, há combinações de fibras. A classificação dos tipos de fios usados na criação de malhas e tecidos muda de acordo as combinações das fibras, seu comprimento, título e torções.

Lavagem de tecidos

Lavar roupas exigem cuidados especiais que variam de tecido para tecido. A maioria das fibras artificiais são fortes e duráveis, mas cada uma tem seus próprios requisitos específicos de remoção de manchas e cuidados.

Roupas que possuem predominância de tecidos tecidos artificiais e sintéticos a “regra geral” é lavar à seco. Entretanto, se não for possível, evitar altas temperaturas da secadora e do ferro de passar roupa. O ideal é lavar as peças à mão (usando água morna, que ajuda a remover a sujeira das roupas sem danificar). Para lavar roupas de poliéster na lavadora, use o ciclo mais rápido e evite centrifugar.

Algumas regras de lavagem são básicas e ajudam a conservar as roupas, independentemente do tipo de tecido:

  • Dê preferência ao sabão neutro
  • Use amaciante com moderação
  • Não use alvejantes à base de cloro

Algodão encolhe na lavagem?

algodão encolhe

Para quem já esteve na chuva usando algodão, deve ter percebido que as roupas absorvem muita água e demoram muito para secar. Ironicamente, é por isso que se usa o secador.

Sim, dependendo da lavagem (especialmente com água quente e secador) o algodão encolhe. O algodão encolhe porque há tensão sendo aplicada em seus fios e tecidos durante a construção de uma peça de roupa específica e o calor da lavadora ou secadora libera a tensão, o que faz com que o material encolha até seu tamanho original.

O algodão não é o único material que pode encolher na secadora. A lã, que também é uma fibra natural, também encolhe muito. O algodão é feito de celulose, um composto orgânico que consiste em longas cadeias de várias centenas a muitos milhares de unidades.

A melhor opção para evitar o encolhimento é lavar seus itens à mão. Se possível, use água fria e escolha a opção de ciclo delicado na máquina de lavar. Pendure as roupas de algodão em cabides ou em uma mesa plana para deixá-las planas para secar. Se usar a secadora for sua única opção, use a configuração de calor mais baixa possível.

. Isso pode demorar um pouco mais para secar, mas também reduz o risco de encolhimento.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.