Laura Rogora torna-se a 5ª mulher da história a encadenar via graduada em 12a

a escaladora italiana Laura Rogora encadenou a via “Pure Dreaming Plus” e tornou-se a quinta mulher do mundo capaz de escalar um 9a+ francês (12a brasileiro). O quinteto de estrelas é completado por Margo Hayes, Anak Verhoeven, Angela Eiter e Julia Chanourdie.

“Acho que é hora de começar a sonhar com algo maior”, disse Laura Rogora após encadenar a via “Pure Dreaming”, graduada como 9a francês (11c brasileiro) na semana passada, na área de Massone, em Arco (Itália). E o sonho da jovem italiana se tornou realidade rápido. No mesmo local, Laura Rogora encadenou sua primeira via graduada com dificuldade 9a+ francês (12a brasileiro). “Ele caiu mais rápido do que eu esperava”, disse a jovem de 19 anos.


Rogora começou a competir quando tinha apenas 14 anos de idade. Sua estreia foi na Copa da Europa juvenil. No Campeonato Mundial da Juventude de Escalada, ela se tornou a campeã principal em 2016 na categoria juvenil B e vice-campeã em 2018 na categoria Juventude A.

A jovem escaladora italiana está qualificada para competir nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020.

Na escalada em rocha, Laura também fez história pelo seu país. Em 28 de fevereiro de 2016, com apenas 14 anos, se tornou a primeira escaladora italiana a encadenar uma via graduada em 9a francês (11c brasileiro).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por laura rogora (@laura.rogora) em

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.