Laura Rogora faz primeira ascensão feminina de via graduada em 9a francês

Já classificada para a Olimpíada de Tóquio 2020, a italiana Laura Rogora vem demonstrando que também é uma atleta diferenciada em escalada em rocha. Agora Rogora realiza a primeira ascensão feminina da via “La Bongada”, graduada em 9a francês (11c brasileiro).

A cadena da italiana é a primeira ascensão feminina de uma via equipada por Renaud Moulin. A via ‘La Bongada’ teve a primeira ascensão de Ramon Julián em novembro de 2012. Outros escaladores que repetiram a via foram Dani Andrada e Dani Fuertes.

Quem é Laura Rogora?

Laura Rogora, que atualmente possui 18 anos, entrou no “clube dos escaladores de 9º grau” com a via “Grandi Gesti, em Sperlonga (local de escalada na Itália), em fevereiro de 2016. Na época, Rogora tinha 14 anos e se tornou a primeira escaladora italiana a encadenar uma via de 9º francês.

Apenas um ano depois, Laura Rogora conseguiu seu segundo nono grau francês ao encadenar a via “Joe-cita” em Oliana (local de escalada na Espanha). O terceiro nono da escaladora de Roma chegou em janeiro de 2019 com a “Esclatamasters”, em Perles (Espanha), e o quarta com a “Réveille-toi”, em Collepardo (Itália).

La Bongada é o quinto nono grau francês para Laura Rogora.

A italiana teve um 2019 de destaque, depois de ganhar uma vaga para as Olimpíadas e três medalhas de ouro por vias guiadas, bouldere combinado no Campeonato Mundial Juvenil do IFSC.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.